Gabinete de Gestão Integrada define membros e atribuições na fronteira de Corumbá

Já está definida a composição do Gabinete de Gestão Integrada (GGI) – pólo Corumbá/Ladário e as atribuições do órgão que de segurança que terá reuniões mensais para definir estratégias a serem adotadas na repressão aos crimes transnacionais na zona fronteiriça corumbaense com as cidades bolivianas de Puerto Quijarro e Puerto Suárez, da província de German […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Já está definida a composição do Gabinete de Gestão Integrada (GGI) – pólo Corumbá/Ladário e as atribuições do órgão que de segurança que terá reuniões mensais para definir estratégias a serem adotadas na repressão aos crimes transnacionais na zona fronteiriça corumbaense com as cidades bolivianas de Puerto Quijarro e Puerto Suárez, da província de German Busch. A resolução da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) foi publicada no Diário Oficial de Mato Grosso do Sul da segunda-feira, 16 de maio.

O GGI Aliança, como passou a ser chamado, vai avaliar as peculiaridades da Segurança Pública nesta região de fronteiras como o roubo e furto de veículos; contrabando; o descaminho e tráfico de drogas para elaborar planos efetivos de combate a essas práticas. O diferencial que o Gabinete vai trazer é a cooperação e integração das ações dos órgãos que compõem o sistema de Justiça Criminal.

Pela Resolução 549 da Sejusp, caberá aos membros natos e representantes de instituições que formam o Gabinete de Gestão estabelecer políticas estratégicas de segurança pública, integradas e articuladas entre todos os órgãos que o compõem, visando cooperação mútua para a prevenção e repressão eficaz do crime em toda região do pólo, com a participação da sociedade.

Terá ainda a missão de sugerir a adoção de políticas públicas, inclusive educativas, que possam refletir de forma positiva na prevenção da violência, envolvendo ações de órgãos governamentais e não governamentais; apresentar sugestões para resolução de conflitos sociais de natureza policial; promover a integração das forças policiais no combate ao crime organizado e ao tráfico de entorpecentes.

Os membros do GGI Aliança terão ainda que monitorar o cumprimento das metas estabelecidas. A coordenação dos trabalhos ordinários será realizada pelo Secretário Executivo do GGI/MS.

São membros natos (titulares) do Gabinete de Gestão Integrada: o 6º Batalhão de Polícia Militar; Delegacia Regional de Polícia Civil; 3º Grupamento de Bombeiros Militar; Estabelecimento Penal de Corumbá; Unidade Educacional de Internação (UNEI) – Corumbá; Unidade Regional de Perícia e Identificação; Departamento de Operações de Fronteira (DOF); Secretaria Executiva do Gabinete de Gestão Integrada de Segurança Pública do GGI/MS.

Outros 24 órgãos ou entidades tem representantes convidados para compor o GGI. Entre eles estão: a 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira; Câmara Municipal de Corumbá; Guarda Municipal de Corumbá; Câmara Municipal de Ladário; Ministério Público Estadual; Ordem dos Advogados do Brasil – OAB/MS – Seccional Corumbá; Prefeituras de Corumbá e Ladário; Polícia Federal; Consulado da Bolívia e representantes das cidades de Puerto Quijarro e Puerto Suárez.

O Gabinete foi instalado em 29 de abril durante a visita do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, a Corumbá. Sua atuação é por “tempo indeterminado”.

Conteúdos relacionados