Fundo europeu minimiza expectativas sobre apoio chinês
O executivo-chefe do fundo de resgate europeu, a EFSF (Linha de Estabilidade Financeira Europeia), Klaus Regling, procurou minimizar as expectativas sobre um possível investimento chinês para alavancar o fundo. As opções para alavancagem permitirão que investidores privados e países ricos – como a China – apliquem recursos na linha de compra de bônus da EFSF. […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O executivo-chefe do fundo de resgate europeu, a EFSF (Linha de Estabilidade Financeira Europeia), Klaus Regling, procurou minimizar as expectativas sobre um possível investimento chinês para alavancar o fundo. As opções para alavancagem permitirão que investidores privados e países ricos – como a China – apliquem recursos na linha de compra de bônus da EFSF. Já o vice-ministro das Finanças da China, Zhu Guangyao, afirmou hoje que o país ainda está considerando se investirá nessas opções.
Os comentários de Regling forma feitos após líderes da União Europeia fecharem um acordo na noite de quarta-feira para reduzir a dívida da Grécia e expandir o poder de fogo da EFSF em quatro ou cinco vezes, o que permitirá que a linha forneça garantias para cerca de 1 trilhão de euros de bônus emitidos por países europeus em dificuldades. As autoridades estão estudando financiar a expansão da EFSF, em parte, com investimentos de economias emergentes ricas, como a China, e o executivo-chefe do fundo está em Pequim para buscar investimentos chineses nos novos veículos de propósito específico.
Durante entrevista à imprensa, Regling disse que não espera “qualquer resultado preciso” de sua visita à China, onde, segundo ele, está se reunindo com funcionários do Banco Central chinês e do Ministério das Finanças. “Não haverá uma conclusão, hoje, certamente, durante a nossa visita”, acrescentou.
Ele negou a especulação de que os líderes europeus serão forçados a oferecer concessões à China em troca do investimento, dizendo que “eu não estou aqui para discutir concessões”. As autoridades da China já são compradores regulares de bônus da EFSF e eles não têm tratamento especial em comparação com outros investidores do fundo, ressaltou Regling.
Ele disse que está otimista de que a EFSF terá relações de longo prazo com a China como um comprador de bônus. Segundo Regling, a China tem necessidade de investir seus superávits externos e os bônus da EFSF têm apelo comercial.
Num esforço paralelo à visita de Regling, o presidente da França, Nicolas Sarkozy, pediu ontem ao presidente da China, Hu Jintao, para discutir o pacote de socorro da zona do euro.
Em um fórum nesta sexta-feira, o vice-ministro das Finanças da China, Zhu Guangyao, afirmou que o país manterá uma “mente aberta” e acolherá a discussão sobre todas as medidas que a União Europeia negociou para lidar com sua crise da dívida, e que o país está considerando se investirá no novo veículo de investimento.
Os acordos fechados pelos líderes europeus sinalizam um progresso importante, mas os líderes precisam mover-se de um compromisso político para uma ação real, declarou Zhu. Elevar os níveis de adequação de capital nos bancos europeus terá um “impacto sistêmico” positivo, afirmou o vice-ministro.
Com informações da Dow Jones.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Golpe do voucher: criminosos usam nome de restaurante para hackear pessoas em Campo Grande
Alerta! Conta falsa no Instagram está se passando por um restaurante de Campo Grande e aplicando golpes em moradores da capital
Semana começa com 3556 vagas de emprego em Mato Grosso do Sul
São 956 vagas para a capital que abrangem diversas áreas e níveis de escolaridade
Com feira de adoção e desfile de pets, ação em shopping de Campo Grande reforça combate ao abandono animal
Evento foi realizado no shopping Bosque dos Ipês, na tarde deste sábado (14)
Grupo especializado em roubo de camionetes é ligado a facção e usava codificador de chaves
Investigações mostram que ordens de furtos vinham de presídio de Mato Grosso
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.