Farc devem começar hoje a libertar 5 reféns
As Farc prometem libertar nesta quarta-feira (9) na cidade colombiana de Villavicencio o primeiro de cinco sequestrados pelo grupo. Dois helicópteros emprestados pelo Brasil participam da operação. O primeiro resgatado será o vereador de San José del Guaviare Marcos Vaquero, refém desde junho de 2009. O Comitê Internacional da Cruz Vermelha oordena a missão humanitária, […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
As Farc prometem libertar nesta quarta-feira (9) na cidade colombiana de Villavicencio o primeiro de cinco sequestrados pelo grupo. Dois helicópteros emprestados pelo Brasil participam da operação.
O primeiro resgatado será o vereador de San José del Guaviare Marcos Vaquero, refém desde junho de 2009.
O Comitê Internacional da Cruz Vermelha oordena a missão humanitária, liderada pela ex-senadora colombiana Piedad Córdoba.
Ainda não se sabia em que horário ocorreria a operação, que dependerá das condições meteorológicas.
Olga Lucía Tao, mulher de Vaquero, já está em Villavicencio com os dois filhos do casal. Ela disse aos jornalistas que está ansiosa à espera de ver o marido finalmente livre.
As operações militares na região estão suspensas, como preveem os protocolos de segurança estipulados entre a Cruz Vermelha e o Ministério da Defesa.
A operação continuará na sexta-feira, quando serão recebidos na cidade de Florencia, capital do Caquetá, o vereador Armando Acuña e o militar Henrique Marinho López Martinez.
A conclusão deve ser no domingo com a chegada a Ibagué, capital do estado de Tolima (centro), do major da Polícia Guillermo Solórzano e do cabo do Exército Salín Sanmiguel.
O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, vai receber os cinco libertados no mesmo domingo em Bogotá no palácio presidencial. Na terça-feira, ele fez novo apelo à guerrilha que solte todos os reféns e renuncie ao terrorismo.
As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) haviam anunciado em 8 de dezembro a libertação incondicional dos cinco reféns, sequestrados entre 2007 e 2010, como um “gesto de humanidade” em desagravo a Córdoba, destituída de seu cargo de senadora por supostas ligações com a guerrilha.
Com a sua libertação serão 16 os policiais e militares “passíveis de troca”, que as Farc pretendem trocar por guerrilheiros presos na Colômbia e nos Estados Unidos, segundo anunciou a própria Córdoba.
Notícias mais lidas agora
- Motociclista perde controle da direção, bate em poste e morre em Aquidauana
- Após comer carne de urso em churrasco nos EUA, grupo contrai parasita raro
- Bolsa Família inicia pagamentos de outubro nesta semana, confira o calendário
- Mais de meio milhão de veículos estão com o licenciamento de 2024 em atraso no MS
Últimas Notícias
Previsão indica semana chuvosa em todo o estado e máximas que chegam aos 40°C
No sul, as máximas devem ser de 32°C e, no Pantanal, chegar aos 40°C
Mulher ateia fogo e casa é destruída em incêndio em Nova Andradina
Ainda não se sabe o motivo para a mulher colocar fogo na casa.
VÍDEO: guarda perde controle da direção e capota viatura durante ocorrência em Campo Grande
O acidente ocorreu na rotatória entre a Rua da Divisão e a Av. Graça Aranha, em Campo Grande
Na garagem de casa, caminhonete é atingida por tiros na madrugada em Paraíso das Águas
Veículo foi atingido por três tiros, por ocupantes de carro preto
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.