Pular para o conteúdo
Geral

Falta de professores na UFMS prejudica formação de mais de 300 alunos em Corumbá

Os alunos passam no vestibular, fazem a matrícula e criam um pacto com a universidade: em troca do respeito ao regulamento imposto pela instituição, recebem a garantia de uma boa formação profissional. Isto é o que deveria acontecer nas instituições públicas de Ensino Superior, mas no Campus Pantanal, da Universidade Federal de Mato Grosso do […]
Arquivo -

Os alunos passam no vestibular, fazem a matrícula e criam um pacto com a universidade: em troca do respeito ao regulamento imposto pela instituição, recebem a garantia de uma boa formação profissional. Isto é o que deveria acontecer nas instituições públicas de Ensino Superior, mas no Campus Pantanal, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), a situação é bem diferente.

Acadêmicos dos cursos de Letras e História procuraram o Ministério Público Federal (MPF) em para reclamar da falta de professores. São seis disciplinas em História (25 horas-aula), quatro em Letras Português/Espanhol (09 horas-aula) e quatro em Letras Português/Inglês (10 horas-aula) sem docentes para lecioná-las. O resultado é a impossibilidade de cumprimento da grade curricular e o risco de alunos não conseguirem colar grau este ano.

Situação pode piorar

As investigações realizadas pelo MPF revelaram uma situação grave. Este ano, duas matérias da graduação em História, que seriam ministradas por professores de outros cursos, deixaram de ser oferecidas. A UFMS, ao invés de contratar profissionais, mesmo que temporários, para suprir esta falta, decidiu simplesmente desmatricular os acadêmicos, afetando 88 estudantes.

E em 2012, a situação tende a ficar ainda pior. O curso de História deverá oferecer três novas disciplinas, além das ministradas. Com o quadro restrito de professores e alguns afastamentos para capacitação, a situação ficará insustentável.

A mesma situação acontece na graduação em Letras. Determinação legal prevê o ensino de Libras (Língua Brasileira de Sinais) a todos os cursos de licenciatura até ano que vem. Para cobrir esta demanda, a UFMS contará com um professor temporário, em regime de 40 horas semanais, para ministrar as aulas. Contudo, a contratação de um profissional por seis meses não é suficiente para efetivar uma matéria permanente na grade curricular de todos os cursos de licenciatura da universidade.

Para o Ministério Público Federal, sem uma medida judicial não haverá esforço capaz de suprir a carência de professores que atinge a aproximadamente 235 alunos em Letras, além dos acadêmicos do curso de História. “Ainda que se fale em remanejar disciplinas para o semestre seguinte, ou alocar professores, essas medidas são insuficientes e contribuem para a manutenção do quadro geral de precariedade da educação no Campus Pantanal da UFMS”, afirma o procurador da República Wilson Rocha Assis.

Concurso para contratação de professores

Na ação civil pública encaminhada à Justiça, com pedido de liminar, o Ministério Público Federal requer a abertura de concurso público para o campus da UFMS em Corumbá, com o objetivo de preencher as vagas de professores efetivos nos cursos de História, Letras Português/Espanhol e Letras Português/Inglês, de modo a suprir o défict de horas-aula.

Segundo estimativa do MPF, são necessários, no mínimo, três professores com regime de trabalho de 20 horas semanais ou dois professores com 40 horas semanais para o curso e História; e de um professor, com regime de pelo menos 20 horas semanais, para cada um dos cursos de Letras.

Não sendo possível a contratação imediata de docentes de carreira, o órgão ministerial solicita a contratação de professores substitutos, por tempo determinado, para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Campo Grande discute plano nacional de arborização e foca em levar árvores às periferias

Nova ferramenta digital em Dourados promete agilizar ao atendimento ao contribuinte

Corte de gastos vai garantir credibilidade para receber recursos da União, diz Fabio Rocha

Adolescente invade escola e ataca crianças a faca no Rio Grande do Sul; dois ficam feridos

Notícias mais lidas agora

Adriane proíbe gastos acima da inflação e prepara Campo Grande para novas obras

‘Era alegria da casa’, diz tio de menino de 11 anos encontrado morto em MS

malebolge prefeito operação

Ao STF, juiz diz não ter acesso a provas usadas pelo MPMS em denúncia por corrupção

Homem procura ajuda em hotel após ser espancado em MS

Últimas Notícias

Famosos

Após falência, Diego Hypólito revela como perdeu R$ 10 milhões: ‘Surreal’

Diego Hypólito deu detalhes de o que aconteceu para que perdesse R$ 10 milhões em patrimônio em poucos meses; saiba detalhes da situação

Polícia

Quatro são presos em MS em operação contra grupo criminoso que transportava drogas em voos comerciais

Foram cumpridos 10 mandados em Mato Grosso do Sul

MidiaMAIS

Vai passar na sua cidade? Libertada de cativeiro, elefanta de 44 anos atravessa Mato Grosso do Sul

Gigante tem feito paradas em postos de gasolina no Estado. Ela esteve em Campo Grande na manhã desta terça (8). Você viu?

Sem Categoria

Motociclista é flagrado com skunk que seria revendido em aldeia de Caarapó

Droga foi apreendida pelos agentes do DOF durante abordagem em Aral Moreira