Exposição fotográfica em Petrópolis tem formigas do Pantanal como tema
“O cotidiano das formigas no Pantanal em quatro atos: morar, cuidar, explorar, comer” é o título da exposição de fotografias que acontece entre os dias 16 e 20 de outubro, em Petrópolis, no Rio de Janeiro. As imagens foram registradas pelo professor do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
“O cotidiano das formigas no Pantanal em quatro atos: morar, cuidar, explorar, comer” é o título da exposição de fotografias que acontece entre os dias 16 e 20 de outubro, em Petrópolis, no Rio de Janeiro. As imagens foram registradas pelo professor do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Paulo Robson de Souza. A exposição faz parte da 20ª edição do Simpósio de Mirmecologia e primeira edição do Encontro de Mirmecologistas das Américas.
São 45 fotos que retratam diferentes espécies de formigas em vários ambientes pesquisados pelo professor. “As fotos abrangem as regiões do Chaco Brasileiro (Porto Murtinho), Serra do Amolar, Serra da Bodoquena, Pantanal da Nhecolândia, a Base de Estudos do Pantanal/UFMS e Campo Grande”, conta o professor.
As imagens fazem parte de um acervo de mais de duas mil fotos que o professor registrou durante quase três anos. “A maioria veio da minha pesquisa de doutorado no Chaco Brasileiro, onde costumo ficar entre 6 e 10 dias, a cada bimestre, estudando a ecologia de formigas”, explica o professor.
De acordo com Souza, a partir desse acervo foi feita uma pré-seleção com 250 imagens. “Os critérios utilizados pelo professor Rogério Silvestre, que co-orientou minha pesquisa, foram estética (cores, enquadramento, beleza do inseto ou das flores visitadas), curiosidade do comportamento fotografado, raridade do registro fotográfico e dificuldade de encontrar a formiga”, explica.
Sobre como surgiu a ideia de montar a exposição, o professor explicou que como não havia reunido dados suficientes para apresentar um trabalho nesses eventos sobre a pesquisa de tese, ele sugeriu uma exposição sobre o assunto a um dos organizadores, professor Jarbas Marçal de Queiroz da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. “O professor Jarbas prontamente oficializou o convite, aprovando a ideia”, conta. Paulo Robson acrescenta também que, das 45 imagens que serão expostas, nove serão impressas na forma de cartão postal e comporão um kit que será lançado durante o evento.
“A exposição fotográfica complementa brilhantemente a programação do evento proporcionando aos participantes uma rara oportunidade de mergulhar na vida das formigas de regiões ainda pouco conhecidas de nosso país. As fotos de Paulo Robson são reveladoras de detalhes do comportamento de várias espécies do Pantanal, mostrando sua relação com outros organismos. A qualidade das fotos é impressionante e quem for ver a exposição sairá satisfeito”, comenta o professor da UFRural do Rio de Janeiro, Jarbas Marçal de Queiroz.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Viajando pela América do Sul, os alemães Uwe e Kerstin curtem natureza de MS em motorhome
Casal viaja pelo Brasil e Bolívia na companhia de seus dois cachorros
Comemoração do centenário Rádio Clube reúne atletas em corrida pela Afonso Pena
Percurso de sete quilômetros interditou trechos de cruzamentos da avenida
Imprensa internacional repercute prisão de Braga Netto e destaca proximidade com Bolsonaro
O Washington Post escreveu que Braga Netto foi formalmente acusado em novembro
Homem é agredido com mata-leão após pedir para vizinhos abaixarem o som no São Conrado
Vizinhos relataram que a vítima teria partido para cima de um deles antes de ser agredido
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.