Estudantes ladarenses restauram estátua de Irmã Regula

No Dia de São Miguel, 29 de setembro, a grande homenageada foi Irmã Regula, que estaria completando 100 anos em 2011. Após ser restaurada pelos próprios alunos do 3º ano do Ensino Médio, a estátua da freira foi reinaugurada quinta-feira na praça que leva o seu nome, em ato cívico religioso com a participação do […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

No Dia de São Miguel, 29 de setembro, a grande homenageada foi Irmã Regula, que estaria completando 100 anos em 2011. Após ser restaurada pelos próprios alunos do 3º ano do Ensino Médio, a estátua da freira foi reinaugurada quinta-feira na praça que leva o seu nome, em ato cívico religioso com a participação do prefeito José Antonio, do padre Celso Ricardo, pároco de Ladário, e das freiras Irmã Júlia Sehn, diretora administrativa, e Irmã Zita Maria Delbianco, diretora pedagógica do Colégio São Miguel.

A celebração contou com missa e apresentações teatrais realizadas no ginásio do Colégio São Miguel. Após a missa todos caminharam até a praça onde se encontra a estátua da Irmã Maria Regula Huber, homenageada do dia. Os alunos do 3º ano do Colégio São Miguel criaram e participaram de um projeto de restauração da imagem da Irmã Regula. A Prefeitura de Ladário, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Integrado e Gerência de Obras, apoiou os alunos na limpeza e reestruturação da praça.

Ex-aluno do colégio, o prefeito José Antônio assistiu à missa e caminhou com a imagem de São Miguel até a praça. “A Irmã Regula sabia cultivar o espírito franciscano, com simplicidade e amizade , e se hoje esses alunos fazem questão de preservar a estátua dela, significa que ela está presente em seus corações”, destacou o prefeito. “O povo ladarense tem muito a ver com os princípios franciscanos, é um povo humilde e simples”. O estudante Nielson Braga Fernandes, líder da classe, falou em nome dos alunos do São Miguel.

A Irmã

Com passagem notável pelo Colégio São Miguel, um dos mais tradiconais de Ladário, a irmã Maria Régula Huber é sempre citada como exemplo de amor e dedicação aos princípios franciscanos. Ela foi uma das pioneiras e ajudou a construir a escola, e por isso ganhou uma estátua, esculpida pela artista plástica Ezulina Xavier, na praça que leva o seu nome, em frente ao Santuário de Nossa Senhora dos Remédios.

A irmã Régula teve duas passagens pela escola – de julho de 1942 até 1961; e de fevereiro de 1972 a janeiro de 1984, quando faleceu. As irmãs franciscanas Gertrudes, Segisberta e Amata foram as missionárias enviadas para instalar em Ladário o Colégio São Miguel. Elas partiram da cidade alemã de Bonlanden, sede da Casa Missionária das Irmãs Franciscanas da Imaculada Conceição. Passaram por São Paulo e chegaram a Ladário acompanhadas da madre Edeltrudis e da irmã Helena em 12 de fevereiro de 1940, que passou a ser a data de fundação da escola.

Conteúdos relacionados