Escola reabre e crianças almoçam normalmente após episódio de infecção
Maria Eduarda Ferreira, a última criança a sair do hospital, após infecção geral na Escola Municipal Iracema Maria, almoçou normalmente nesta segunda-feira (3). A menina de apenas 5 anos disse que a comida estava muito gostosa. Assim como ela, Vitor Silva Gonçalves, 7 anos, e Paulo Vitor do Amaral Mendes, 9 anos, rasparam o prato. […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Maria Eduarda Ferreira, a última criança a sair do hospital, após infecção geral na Escola Municipal Iracema Maria, almoçou normalmente nesta segunda-feira (3). A menina de apenas 5 anos disse que a comida estava muito gostosa.
Assim como ela, Vitor Silva Gonçalves, 7 anos, e Paulo Vitor do Amaral Mendes, 9 anos, rasparam o prato. Os dois amigos disseram que não passaram mal na última quarta-feira (28) e que a comida é sempre saborosa.
A causa da infecção que deixou cerca de 180 crianças doentes – na última quarta-feira (28), após o almoço – ainda não foi identificada.
O Lacen (Laboratório Central de Saúde Pública de MS) não divulgou o resultado dos alimentos. Procurado pela reportagem, eles informaram que o resultado não está completamente fechado e por isso ainda não vão falar a respeito.
Sem saber quais alimentos podem ter causado o problema a direção da escola e a prefeitura decidiu suspender o ovo e a salsicha do cardápio. “Ovo e salsicha estão fora do cardápio”, disse a diretora da escola que já está funcionando normalmente nesta segunda-feira (3), Vânia Rossi.
As merendeiras que foram afastadas por medida de segurança voltaram ao trabalho hoje, depois de terem passado por exames clínicos para verificar se estavam com boa saúde. Segundo a diretora da escola, as quatro funcionárias fizeram exames de sangue, urina, fezes, e nada foi diagnosticado. Desta forma elas voltaram ao trabalho.
A diretora disse que a volta dos alunos e dos funcionários foi tranquila e que nesta manhã ela recebeu as crianças e os pais e explicou a todos as medidas que estão sendo tomadas para que todos se tranqüilizem com o ocorrido.
A secretária de educação, Maria Cecília Amêndola da Motta, reforçou que ovos e salsichas, pelo menos por enquanto, estão fora do cardápio. “Até que saia o laudo dos alimentos, salsicha e ovo estão fora do cardápio. Depois vamos por esse alimento novamente no cardápio, pois as crianças gostam muito”.
Maria Cecília explicou que eles trabalham com alimentos da preferência das crianças, por isso, esse tipo de comida não será excluído definitivamente das escolas.
Segundo ela, toda a comida foi descartada por medida de segurança. “Nada foi reaproveitado”, disse. Além disso, segundo ela, todas as medidas foram tomadas, como: sanitização e desinfecção do ambiente, limpeza de caixa d’água, entre outras medidas.
A supervisora da merenda escolar, Maria do Socorro Oliveira, lembra que eles estão esperando o laudo do alimento recolhido no dia da infecção e que até que isso seja divulgado não há como afirmar o que realmente ocorreu.
Ela disse ainda que a possibilidade de sabotagem como havia sido levantado foi descartada, assim como a contaminação pela água, já que o resultado deu negativo.
Almoço
O prefeito Nelson Trad Filho (PMDB) esteve nesta segunda na Escola Municipal e almoçou com os alunos. A chegada do prefeito causou comoção entre as crianças.
Assim que chegou, o prefeito anunciou que almoçaria com os alunos e perguntou se a comida estava boa. Todos levantaram a mão e muitos foram até o prefeito cumprimentá-lo.
Perguntado sobre o que aconteceu na escola, Nelsinho disse que está certo que tudo será esclarecido e que a escola retornou com força total. “Isso foi um fato isolado. Um fato pontual. Estamos de volta com força total”, disse.
Mais profissionais
Trad Filho ainda disse que será aberto um concurso para a prefeitura de Campo Grande, o último de sua administração, e que neste certame está previsto a abertura de várias vagas para a saúde.
Sobre o projeto de lei “Merenda Saudável”, Nelsinho disse que deve sancionar a lei ainda este ano e que em 2012 ele já será implementado nas escolas. “Assim como em todo o Brasil, estamos preocupados com a merenda das crianças, e que elas se alimentem de forma mais saudável. Para isso, vou sancionar a lei, pois temos o dever de saber da nossa responsabilidade na alimentação das crianças”.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Com feira de adoção e desfile de pets, ação em shopping de Campo Grande reforça combate ao abandono animal
Evento foi realizado no shopping Bosque dos Ipês, na tarde deste sábado (14)
Grupo especializado em roubo de camionetes é ligado a facção e usava codificador de chaves
Investigações mostram que ordens de furtos vinham de presídio de Mato Grosso
Lula segue internado e fará exames de sangue, diz boletim médico
Alta está prevista para a próxima semana
Banco Central leiloará US$ 3 bilhões na 2ªfeira para segurar o dólar
Dinheiro das reservas será vendido com compromisso de recompra
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.