Encontro promove oportunidades de participação em compras públicas
Representantes de órgãos públicos federais, estaduais e municipais, empresários e especialistas do Brasil e do exterior reúnem-se nesta quarta-feira (23) e quinta-feira (24) em São Paulo, no 4º Encontro de Oportunidades para as Micro e Pequenas Empresas nas Compras Governamentais (Fomenta Nacional). O Fomenta (www.fomentasp.com.br) é promovido pelo Sebrae em parceria com o Min…
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Representantes de órgãos públicos federais, estaduais e municipais, empresários e especialistas do Brasil e do exterior reúnem-se nesta quarta-feira (23) e quinta-feira (24) em São Paulo, no 4º Encontro de Oportunidades para as Micro e Pequenas Empresas nas Compras Governamentais (Fomenta Nacional).
O Fomenta (www.fomentasp.com.br) é promovido pelo Sebrae em parceria com o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG). A coordenação do evento espera reunir 2,5 mil participantes. O encontro busca ampliar a presença dos pequenos negócios nas compras governamentais, conforme determina a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa (Lei Complementar 123/06).
O capítulo 5 da Lei Geral estabelece exclusividade para micro e pequenas empresas nas compras públicas de até R$ 80 mil, subcontratação do segmento pelas grandes companhias vencedoras de licitações e preferência em caso de empate com uma empresa de maior porte.
A programação do Fomenta Nacional traz painéis sobre assuntos como acesso dos pequenos negócios às oportunidades geradas pela Copa de 2014 e por programas de compra da merenda escolar.
O papel dos tribunais de contas na fiscalização da lei também faz parte das discussões. Nesses painéis, gestores públicos vão informar aos empresários o que cada órgão compra e como funciona este processo. O Fomenta terá ainda apresentação de casos de sucesso nas compras públicas.
Rodadas
O encontro traz como destaque rodadas de negócios. “Nelas, não há negociação imediata, pois as compras governamentais exigem processos específicos. Mas os empresários podem apresentar seus produtos e tirar dúvidas pessoalmente com os gestores públicos”, explica o gerente de Políticas Públicas do Sebrae, Bruno Quick.
As rodadas contarão com empresas de segmentos como máquinas e equipamentos, vestuário, alimentação, material de expediente e tecnologia da informação. Também participam grandes empresas estatais como Petrobras e Correios.
Nasa
O evento abrigará um seminário internacional sobre políticas públicas e experiências na área de compras governamentais. Entre os participantes, Ralph Thomas, consultor responsável pelo programa da Agência Espacial Norte-Americana (Nasa) para pequenos negócios, e Miguel Perrúa, coordenador de Governo Eletrônico da Organização dos Estados Americanos (OEA).
O Fomenta será realizado no centro de convenções do Hotel Sheraton (Av. Nações Unidas 12551 – Piso C3 – Brooklin Novo – São Paulo – SP). A abertura acontece às 9h30, com a participação do presidente do Sebrae, Luiz Barretto, e da ministra do Planejamento, Miriam Belchior. Também estão previstas as presenças do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, e do prefeito Gilberto Kassab.
Serviço
Agência Sebrae de Notícias: (61) 3243-7852/ 2107- 9104/ 3243-7851/ 9977-9529Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
Notícias mais lidas agora
- Famoso por abrigar Park’s Bar por mais de 30 anos, espaço no Itanhangá Park será sede cultural da ACP
- ‘Você não é mulher’: Médico se nega a dar resultado de exame e diz que RG é falso
- Mato Grosso do Sul investiga primeira morte por dengue em 2025
- Folgado: Ladrão invade 3 casas, toma banho, come e dorme na cama de moradores em Campo Grande
Últimas Notícias
‘Com licença?’ Onça invade toca de ariranha para descansar no Pantanal
Ariranha observa com braveza a ousadia no animal símbolo do bioma pantaneiro
Justiça marca audiência de conciliação de família que perdeu R$ 277 mil com rompimento de barragem do Nasa Park
Família perdeu casa, carro, mobília e produção que tinha em propriedade no entorno do loteamento de luxo
Eduardo Costa descumpre pena e pode ser preso em caso contra Fernanda Lima
Em caso contra Fernanda Lima, MP pede pela prisão de Eduardo Costa após descumprimento de pena inicial; entenda o que aconteceu
Ex-secretário de Governo, Caravina pode assumir presidência da CCJR da Alems
O deputado assumiria cadeira de Mara Caseiro (PSDB), que presidiu a comissão mais importante da Casa por 2 anos
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.