Empréstimo consignado, BMG obtém liminar e atende servidores Paulistas
De acordo com decisão da 1ª Vara da Fazenda Pública do Estado de São Paulo, à qual cabe recurso, o banco BMG rompe a exclusividade do Banco do Brasil nos empréstimos consignados aos servidores públicos do Estado de São Paulo. Em outro capítulo desta trama, a juíza concedeu tutela antecipada ao BMG, baseada no argumento […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
De acordo com decisão da 1ª Vara da Fazenda Pública do Estado de São Paulo, à qual cabe recurso, o banco BMG rompe a exclusividade do Banco do Brasil nos empréstimos consignados aos servidores públicos do Estado de São Paulo.
Em outro capítulo desta trama, a juíza concedeu tutela antecipada ao BMG, baseada no argumento que a exclusividade do consignado fere o princípio constitucional da livre iniciativa, livre concorrência, dentre outros princípios da ordem econômica. Juridicamente, não existe argumento que sustente o monopólio, afirmam os advogados Ricardo Bianchini e Rafael Matos.
O Estado de São Paulo, assim que intimado a cumprir a decisão, permitirá que o BMG passe a oferecer o crédito aos servidores paulistas. O BB, por meio de sua assessoria de imprensa, informa que está analisando a decisão e tomará as medidas judiciais cabíveis.
Em três Estados (Rio Grande do Norte, Mato Grosso do Sul e Bahia), os tribunais já se pronunciaram sobre o mérito, por meio do seu pleno, considerando a exclusividade inconstitucional. Estas decisões encontram-se em segunda instância, suspensas por recursos impetrados nas instâncias superiores, o STJ ou STF, mas especialistas acreditam que é questão de tempo o STJ decidir pela quebra do monopólio, o que atingira todas as demandas em curso.
Em janeiro, o Banco Central soltou resolução proibindo os contratos de exclusividade para empréstimos consignados. Em agosto o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) determinou a suspensão imediata dos contratos de exclusividade do Banco do Brasil, mas o banco argumentou que não há competência do CADE para julgar estas questões, que são reladas pelo Banco Central.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Bia Ferreira bate francesa e mantém cinturão de campeã mundial de boxe
Após 10 rounds, brasileira venceu em decisão unânime dos juízes
Defesa de Braga Netto nega obstrução nas investigações
Ex-ministro foi preso pela Polícia Federal no Rio de Janeiro
Motociclista desvia de carro, cai em avenida e morre após outro veículo passar por cima de sua cabeça
Rapaz perdeu o equilíbrio ao desviar de um carro e acabou sendo atingido por outro enquanto estava caído no chão
Rapaz é encaminhado para pronto-socorro após ser esfaqueado na Orla Ferroviária em Campo Grande
Após sofrer o ferimento, vítima caminhou até a esquina da Calógeras com a Maracaju, onde pediu socorro a populares
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.