Embora o sol apareça campo-grandense enfrenta frio nesta segunda-feira

Em algumas regiões de MS deve prevalecer névoa úmida nesta segunda-feira; as temperaturas começam a subir, conforme o Inmet, a partir da terça-feira; foto exibe população agasalhada neste domingo à tarde na entrada do shopping de Campo Grande

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Em algumas regiões de MS deve prevalecer névoa úmida nesta segunda-feira; as temperaturas começam a subir, conforme o Inmet, a partir da terça-feira; foto exibe população agasalhada neste domingo à tarde na entrada do shopping de Campo Grande

O campo-grandense deve se preparar para uma segunda-feira sem possibilidades de chuvas, mas com temperaturas abaixo dos 10º e umidade relativa do ar na casa dos 35%. A madrugada deste domingo registrou 4 graus na madrugada, mas em alguns pontos da cidade a sensação térmica caiu a 1 grau centígrado, segundo a meteorologia.

Nesta segunda-feira, o sol deve predominar em todas as regiões de Mato Grosso do Sul, apresentando nebulosidade variada. Porém, conforme previsão do Cemtec (Centro de Monitoramento de Tempo, do Clima e dos Recursos Hídricos) as temperaturas seguirão baixas pela manhã e à noite.

A região norte do Estado, no período da tarde, as temperaturas devem ser amenas. Já a região sul tem previsão de tarde gelada com valores abaixo dos 20º.

Já a região pantaneira o índice de umidade deve atingir 55%, na sul deve ficar em torno de 60% e entre 30 a 45% nas demais regiões.

As temperaturas mais baixas devem ser registradas nas cidades de Ponta Porã (3º), Itaquiraí (4º) e São Gabriel do Oeste (6º).

Cuidados no frio

Em Casa:

Fazer um bom isolamento de janelas e portas; Fazer refeições quentes; Ingira bastantes líquidos, de preferência quentes durante o dia; Evitar exercício físico intenso, optar por fazer pequenos exercícios com braços, mãos e pernas (para ativar a circulação sanguínea); Manter em casa uma temperatura ambiente de 20ºC a 21ºC; Lembre-se de não deixar ligados aquecedores a gás nem acesas lareiras durante o período da noite devido ao monóxido de carbono que pode ser letal, areje a sua casa; Tenha em atenção às ligações elétricas que não devem estar sobrecarregadas (vários aparelhos ligados a uma única tomada).

Na Rua:

Utilize várias camadas de roupa; Evite uma única peça de roupa grossa; Não use roupa justa esta faz com que transpire e a transpiração arrefece o corpo; Use gorros (ou outro tipo de proteção) uma vez que uma boa parte do calor corporal perde-se pela cabeça; Proteja as mãos com luvas; Utilize calçado adequado; Faça uso do batom; Não exponha a sua pele diretamente ao frio, utilize cremes hidratantes; Mantenha as suas roupas secas, caso seja necessário, trocando as peças de roupas molhadas.

Apesar destes cuidados a exposição prolongada ao frio pode ainda causar Hipotermia (descida da temperatura corporal). Quando estamos expostos ao frio, o nosso organismo tenta manter-se quente através de mecanismos de regulação de temperatura. Contudo quando a exposição ao frio é prolongada, o calor perdido é superior ao que é produzido, causando hipotermia. A hipotermia pode acontecer em todas as pessoas, mas as mais susceptíveis são os idosos, as crianças.

Quais são os sintomas de hipotermia?

O indivíduo pode ter arrepios, a respiração fica mais rápida, dormência das mãos, tom azulado nos dedos e sonolência que pode levar a confusão mental. Nos casos mais graves de Hipotermia pode aparecer amnésia, diminuição do pulso e falha dos órgãos vitais, levando à morte. (Dicas do jornaldascaldas.com)

 

Conteúdos relacionados