Dilma deve aproveitar cúpula no Peru para se reunir com Chávez e Santos
No intervalo das sessões da 3ª Cúpula América do Sul-Países Árabes (Aspa), em Lima (Peru), a presidenta Dilma Rousseff deve aproveitar para conversar com vários presidentes da República. A relação de reuniões aumenta diariamente. Inicialmente, estão previstas conversas de Dilma com os presidentes da Venezuela, Hugo Chávez, e da Colômbia, Juan Manuel Santos. Mas até […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
No intervalo das sessões da 3ª Cúpula América do Sul-Países Árabes (Aspa), em Lima (Peru), a presidenta Dilma Rousseff deve aproveitar para conversar com vários presidentes da República. A relação de reuniões aumenta diariamente. Inicialmente, estão previstas conversas de Dilma com os presidentes da Venezuela, Hugo Chávez, e da Colômbia, Juan Manuel Santos. Mas até o embarque da presidenta, outros nomes devem ser incluídos.
De acordo com diplomatas que organizam a cúpula, reuniões como essa em Lima são aproveitadas também pelos chefes de Estado e de governo para conversas bilaterais. Como a presidenta assumiu o governo no começo deste mês, os líderes políticos querem conhecer as propostas dela e alinhavar os acordos de interesse mútuo.
Mas a cúpula também terá momentos de cultura e premiação. Um dos homenageados é o escritor brasileiro de origem libanesa Milton Hatoum, de 58 anos, cuja obra tem um tom crítico. Autor de quatro livros, ele mostra aspectos da cultura árabe e brasileira de forma constante.
A premiação de cinema é para o diretor e coreógrafo egípcio Youssef Chahine, que morreu em 2008 aos 82 anos, cujo trabalho se caracterizou por romper regras e estabelecer um novo estilo no mundo árabe. O prêmio na área musical será para a cantora colombiana de origem libanesa Shakira, de 33 anos, que costuma misturar ritmos latinos, norte-americanos e até árabes nas suas composições.
Paralelamente, haverá uma exposição de fotografias denominada Amrik – com imagens de episódios que contam a imigração e a influência árabe em países sul-americanos. A mostra compõe as comemorações dos 130 anos da imigração árabe na América do Sul. Apenas no Brasil há mais de 10 milhões de descendentes de libaneses – a maior colônia entre os povos árabes no Brasil.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Motociclista é executado a tiros pelo garupa no Pioneiros
Autor e vítima estavam em uma moto Honda Fan, preta
‘Execução de 94% dos projetos propostos’, diz Governo do Estado sobre 2024
Segundo o executivo, a avaliação anual dos contratos de gestão apresentou resultado positivo
CBF anuncia candidatura de Brasília para sediar final da Libertadores
A decisão da competição será disputada no dia 29 de novembro
Corpo de ex-superintendente da Cultura começa a ser velado na noite desta sexta
O professor foi assassinado por um adolescente, de 17 anos, na madrugada desta sexta
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.