Dengue: em Corumbá denúncias podem ser feitas por telefone
Após os contínuos trabalho de alerta e de combate aos focos da dengue em Corumbá, durante todo o ano de 2010, logo no início de 2011, o primeiro Levantamento de Índice Rápido de Infestação de Aedes aegypti (LIRAa) apontou números altos. Há atualmente uma incidência de 2,2% de infestação do mosquito na área urbana, quando […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Após os contínuos trabalho de alerta e de combate aos focos da dengue em Corumbá, durante todo o ano de 2010, logo no início de 2011, o primeiro Levantamento de Índice Rápido de Infestação de Aedes aegypti (LIRAa) apontou números altos. Há atualmente uma incidência de 2,2% de infestação do mosquito na área urbana, quando o aceitável pela Organização Mundial de Saúde (OMS) é de até 1%.
Além dos trabalhos de rotina que visam alertar, prevenir e combater à população, a cidade tem mais um aliado nessa luta, é o Disque Dengue que foi reativado na manhã desta segunda-feira, 17 de janeiro pela Prefeitura. O Disque dengue funciona da seguinte forma: por meio do número 0800-6472255 (ligação gratuita), a população corumbaense pode informar sobre casos de dengue na cidade, inclusive com denúncias sobre focos do mosquito Aedes aegypti. O atendimento é feito por servidores da própria Saúde que disponibiliza uma equipe, com apoio de equipamentos necessários para as ações de combate à doença. O sistema funciona de segunda a sexta-feira, no horário comercial.
De acordo com a Assessoria de Comunicação Institucional da Prefeitura Municipal de Corumbá, desde que foi implantado, em 2009, tem sido uma ferramenta importante para conter o avanço da doença na cidade. Números dão conta que a maior parte das ligações está relacionada a denúncias que enfocam principalmente os terrenos baldios, imóveis fechados, descarte inadequado do lixo, quintais sujos e caixas d’água destampadas, todos considerados focos em potencial da doença. Há também casos de pessoas solicitando informações sobre a doença, bem como para que as equipes de saúde visitem seus domicílios.
Combate
Além do Disque Dengue, a Secretaria de Saúde do Município está agindo com rigor contra proprietários ou responsáveis por imóveis com focos da doença, eles estão sendo notificados pela Vigilância Sanitária, que também realiza a limpeza do local. Em caso de reincidência, estas pessoas podem até mesmo serem multadas, conforme o que prevê a lei complementar 102/2007, que prevê punições para quem coloca em risco a saúde pública.
O primeiro bairro a receber as ações no combate à Dengue 2011, foi o Aeroporto, que pontou o maior índice de infestação do primeiro LIRAa (Levantamento de Índice Rápido de Infestação de Aedes aegypti) realizado em 2011, que registrou 7,06%. Depois do Aeroporto, seguiram Popular Velha, que apontou uma incidência de 3,64%. Até o fim deste mês, as equipes deverão atuar também nos bairros Maria Leite (5,33); Guatós (2,99); Cristo Redentor (2,7); região central 1 (da Rua Edu Rocha até a Rua Antonio Maria Coelho, 2,5); Nova Corumbá (1,72); região central 2 (da Antônio Maria Coelho até a rua Albuquerque, 1,71); Universitário (1,61) e bairro Dom Bosco (1,16%).
Dengue, fique alerta aos sintomas da doença
Os sintomas da dengue são febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dor no corpo e nas juntas e manchas vermelhas no corpo. Caso a pessoa já tenha o diagnóstico de dengue e apresentar um ou mais dos sintomas como dores abdominais, vômitos ou qualquer tipo de sangramento, deve retornar imediatamente à Unidade de Saúde. Neste caso, o quadro estar evoluindo para forma grave da dengue, que pode levar à morte.
Ao observar o primeiro sintoma da dengue, deve-se buscar orientação médica no serviço de saúde mais próximo. Só depois de consultar um médico, alguns cuidados devem ser tomados, como manter-se em repouso, beber muito líquido (inclusive soro caseiro) e só usar medicamentos prescritos pelo médico para aliviar as dores e a febre.
A reidratação oral é uma medida importante e deve ser realizada durante todo o período de duração da doença e, principalmente, da febre. O tratamento da dengue é de suporte, ou seja, alívio dos sintomas, reposição de líquidos perdidos e manutenção da atividade sanguínea.
Prevenir a dengue é fácil. As medidas devem ser tomadas pela própria comunidade, tais como não deixar água acumulada sobre a laje; manter o saco de lixo bem fechado e fora do alcance dos animais até o recolhimento pelo serviço de limpeza urbana; manter a caixa d’água completamente fechada para impedir que vire criadouro do mosquito; manter bem tampados tonéis e barris d’água; encher de areia até a borda os pratinhos dos vasos de planta; lavar semanalmente por dentro, com escova e sabão, os tanques utilizados para armazenar água. Caso a pessoa não tenha colocado areia e aconteceu acúmulo de água no pratinho de planta, lavá-lo com escova, água e sabão. Fazer isso uma vez por semana.
A população deve ainda remover folhas e galhos e tudo que possa impedir a água de correr pelas calhas; jogar no lixo todo objeto que possa acumular água, como embalagens usadas, potes, latas, copos, garrafas vazias e se a pessoa tiver vasos de plantas aquáticas, trocar a água e lavar o vaso principalmente por dentro com escova, água e sabão pelo menos uma vez por semana; colocar o lixo em sacos plásticos e manter a lixeira bem fechada. Não jogue lixo em terrenos baldios, e lavar principalmente por dentro, com escova e sabão, os utensílios usados para guardar água em casa, como jarras, garrafas, potes e baldes.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Bia Ferreira bate francesa e mantém cinturão de campeã mundial de boxe
Após 10 rounds, brasileira venceu em decisão unânime dos juízes
Defesa de Braga Netto nega obstrução nas investigações
Ex-ministro foi preso pela Polícia Federal no Rio de Janeiro
Motociclista desvia de carro, cai em avenida e morre após outro veículo passar por cima de sua cabeça
Rapaz perdeu o equilíbrio ao desviar de um carro e acabou sendo atingido por outro enquanto estava caído no chão
Rapaz é encaminhado para pronto-socorro após ser esfaqueado na Orla Ferroviária em Campo Grande
Após sofrer o ferimento, vítima caminhou até a esquina da Calógeras com a Maracaju, onde pediu socorro a populares
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.