Defesa da Itália pede extradição imediata de Cesare Battisti
Os advogados que representam a Itália no processo envolvendo a extradição do ativista italiano Cesare Battisti entraram hoje (3) com duas ações no Supremo Tribunal Federal (STF). As ações pretendem derrubar o ato do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que negou a extradição no dia 31 de dezembro, e impedir que Battisti seja solto, […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Os advogados que representam a Itália no processo envolvendo a extradição do ativista italiano Cesare Battisti entraram hoje (3) com duas ações no Supremo Tribunal Federal (STF). As ações pretendem derrubar o ato do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que negou a extradição no dia 31 de dezembro, e impedir que Battisti seja solto, além de pleitearem o cumprimento imediato da extradição.
Segundo o advogado Nabor Bulhões, a decisão do STF em 2009 não deixou ao presidente a prerrogativa de decidir sobre o futuro de Battisti. “O acórdão diz que o presidente poderia decidir como seria a extradição e, não, se poderia ou não extraditar. A última palavra em extradição sempre é do presidente, mas isso não quer dizer que ele pode fazer o que quiser”, afirmou Bulhões.
A defesa quer desconstituir o ato de Lula porque afirma que ele desobedeceu o que foi decidido pelo STF em 2009. Segundo os advogados, o julgamento resultou na “expressa determinação da entrega do extraditando à República Italiana, nos termos do tratado [bilateral de extradição] e mediante os condicionamentos veiculados na decisão [comutação de pena e detração]”.
Partindo da premissa de que o ato de não extradição de Lula é ilegal, os advogados da Itália também pedem que a Corte desconsidere o pedido de soltura de Battisti protocolado pela defesa do italiano no início de janeiro. “O ato em que se funda a defesa para pedir a revogação é insubsistente”, disse Bulhões.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Bia Ferreira bate francesa e mantém cinturão de campeã mundial de boxe
Após 10 rounds, brasileira venceu em decisão unânime dos juízes
Defesa de Braga Netto nega obstrução nas investigações
Ex-ministro foi preso pela Polícia Federal no Rio de Janeiro
Motociclista desvia de carro, cai em avenida e morre após outro veículo passar por cima de sua cabeça
Rapaz perdeu o equilíbrio ao desviar de um carro e acabou sendo atingido por outro enquanto estava caído no chão
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.