Crianças podem permanecer nas creches durante período de férias

Mais de 15 mil crianças e mães poderão usufruir o benefício proporcionado pelo Projeto de autoria dos vereadores Paulo Siufi, Professora Rose, Dr. Jamal e Herculano Borges e que seguiu para sanção do prefeito Nelson Trad Filho. Pelo projeto os pais terão direito de deixar seus filhos aos cuidados de profissionais nos 96 Ceinf’s, durante […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Mais de 15 mil crianças e mães poderão usufruir o benefício proporcionado pelo Projeto de autoria dos vereadores Paulo Siufi, Professora Rose, Dr. Jamal e Herculano Borges e que seguiu para sanção do prefeito Nelson Trad Filho.

Pelo projeto os pais terão direito de deixar seus filhos aos cuidados de profissionais nos 96 Ceinf’s, durante as férias e recessos escolares, desde que os pais comprovem por CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social) devidamente assinada, por declaração do empregador ou qualquer outro documento idôneo que comprove a situação de trabalho.

Férias escolares sempre representou um período de transtornos aos pais e mães que trabalham e têm que deixar os filhos com até cinco anos aos cuidados de avós, parentes ou pessoas não profissionalmente qualificadas e, por vezes, adolescentes. As estatísticas comprovam que neste período, os casos de violência contra as crianças crescem, seja pela vulnerabilidade nas ruas ou por agressões físicas, psicológicas ou sexuais ocorridas no local de guarda. “O objetivo é proporcionar tranquilidade e segurança às famílias, principalmente de baixa renda”, afirma a vereadora Rose.

A  implementação do projeto deve contar com parcerias da comunidade, associações, grupos voluntários ou grupos profissionais contratados. A permanência das crianças no período de férias não será utilizada para aplicação de aulas, este período será utilizado na promoção de oficinas recreativas, atividades esportivas, dança, teatro, música, artes ou confecção de brinquedos, por exemplo. A supervisão pode ficar a cargo da unidade que será habilitada para a recepção destas crianças.

O projeto passará por regulamentação do Poder Executivo e pelas secretarias competentes até ser aplicado efetivamente, evitando que cause prejuízos aos professores e demais profissionais. A capacitação, treinamento, planejamento, enfim, todas as atividades regulares dos professores, realizadas no recesso permanecerão no calendário sem prejuízo algum.

Mais de 1500 assinaturas apoiam a iniciativa e o prefeito Nelsinho Trad sinalizou que sancionará o projeto nas próximas semanas. Aguarda-se que no recesso de junho de 2012 o projeto já esteja implementado.

 

Conteúdos relacionados