Confiança do empresário industrial volta a cair em outubro, diz CNI
A confiança do empresário industrial voltou a cair em outubro. Com recuo de 1,8 ponto ante setembro, o Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei) ficou em 54,6 pontos, segundo dados da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Em comparação a outubro de 2010, a queda chegou a 8,2 pontos. O Icei varia em uma escala […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A confiança do empresário industrial voltou a cair em outubro. Com recuo de 1,8 ponto ante setembro, o Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei) ficou em 54,6 pontos, segundo dados da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Em comparação a outubro de 2010, a queda chegou a 8,2 pontos. O Icei varia em uma escala que vai de 0 a 100. Valores acima de 50 pontos mostram confiança.
De acordo com a CNI, a tendência de queda da confiança do setor reforma a perspectiva de declínio da atividade industrial nos próximos meses. O índice de outubro de 2011 ficou abaixo da média histórica, de 59,4 pontos. O destaque é a indústria extrativista (57,8 pontos) com o maior recuo em outubro: queda de 5,9 pontos ante setembro de 2011 (63,7 pontos). Já os que estão ligados à indústria de transformação são os menos otimistas, segundo a CNI, com 54,1 pontos.
O segmento de construção continua bastante otimista, apesar do leve recuo de 57,2 pontos, em setembro, para 56,5, em outubro. A CNI avalia que a tendência de redução do Icei observada desde janeiro de 2010 deve continuar devido à “manutenção das perspectivas negativas para a economia mundial, que afeta a brasileira”.
Sobre a atual condição do país em comparação aos últimos seis meses, o índice mostra que a avaliação dos empresários industriais está cada vez mais negativa e o índice se afasta dos 50 pontos, linha divisória na escala que mede a confiança. Em setembro, o indicador caiu para 46,5 pontos ante os 48,3 pontos de setembro. Em relação à economia brasileira, o índice caiu de 44,2 pontos para 42,6 pontos. Sobre as condições atuais das empresas, o indicador caiu de 50,4 pontos para 48,4 pontos na mesma comparação.
Para os próximos seis meses, as expectativas em relação à economia e às empresas continuam positivas, mas mantiveram a tendência de queda. Em outubro, o índice chegou a 58,6 pontos ante 60,4 pontos em setembro. A CNI informou também que dos 26 setores da indústria de transformação analisados, cinco (máquinas e materiais elétricos, equipamentos hospitalares e de precisão, madeira, veículos automotores e materiais eletrônicos e de comunicação) estão pessimistas sobre o futuro da economia, ao registrar índice abaixo da linha dos 50 pontos.
O Icei de outubro foi calculado com base nas entrevistas feitas com 2.090 empresas entre os dias 3 e 18 de outubro. Das empresas participantes, 1.124 são pequenas, 680 médias e 286 de grande porte.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Semana começa com 3556 vagas de emprego em Mato Grosso do Sul
São 956 vagas para a capital que abrangem diversas áreas e níveis de escolaridade
Com feira de adoção e desfile de pets, ação em shopping de Campo Grande reforça combate ao abandono animal
Evento foi realizado no shopping Bosque dos Ipês, na tarde deste sábado (14)
Grupo especializado em roubo de camionetes é ligado a facção e usava codificador de chaves
Investigações mostram que ordens de furtos vinham de presídio de Mato Grosso
Lula segue internado e fará exames de sangue, diz boletim médico
Alta está prevista para a próxima semana
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.