Cineclube UFGD trás documentário sobre Prestes
Como parte da Mostra Ditadura e Resistência, realizada durante todo o mês de outubro pelo Cineclube UFGD, será exibido e debatido o documentário “O velho – a história de Luís Carlos Prestes”, de Toni Venturi, neste sábado (15), às 17h30, no cineauditório da Unidade II da UFGD. A entrada é gratuita. A Mostra está em […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Como parte da Mostra Ditadura e Resistência, realizada durante todo o mês de outubro pelo Cineclube UFGD, será exibido e debatido o documentário “O velho – a história de Luís Carlos Prestes”, de Toni Venturi, neste sábado (15), às 17h30, no cineauditório da Unidade II da UFGD. A entrada é gratuita.
A Mostra está em sintonia com a exposição “Direito à verdade e à memória: a ditadura no Brasil 1964 – 1985”, promovida pela Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República e que veio para Dourados por meio do V Congresso Transdisciplinar Direito e Cidadania. A exposição está aberta a visitação do público até 21 de outubro, no salão de exposições da UFGD, também da Unidade 1.
De acordo com a sinopse de “O velho – a história de Luís Carlos Prestes”, o documentário mostra uma história cinematográfica das esquerdas brasileiras. O filme foi vencedor do Festival É Tudo Verdade de 1997 e retrata a trajetória de Luiz Carlos Prestes, recontada por ele mesmo e por uma constelação de parentes, contemporâneos e também desafetos, lançando uma luz particular sobre oito décadas da vida política brasileira.
O filme de Toni Venturi se vale ainda de uma notável compilação de materiais de arquivo, muitos desconhecidos até então, e de curtas vinhetas ficcionais. No meio de tudo, as virtudes e os pecados de um líder que agitou as paixões no país, apesar de sua missão ter ficado sempre confinada às ante-salas da esperança.
A Mostra Ditadura e Resistência prossegue com a exibição de “Vlado, trinta anos depois” (dia 22) e “Redemocratização: as greves de 1979” (dia 29), sendo que apresentou o documentário “Jango”, em 08 de outubro.
Os documentários foram fornecidos ao Cineclube UFGD pela Programadora Brasil, que faz parte do Programa Cine Mais Cultura, do Ministério da Cultura. A Mostra Ditadura e Resistência será a quarta mostra temática de 2011, que já contou com as mostras dos Cinemas Francês, Canadense e Chinês. Já em novembro será realizada a Mostra do Cinema Alemão e em dezembro a do Cinema Indiano.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Viajando pela América do Sul, os alemães Uwe e Kerstin curtem natureza de MS em motorhome
Casal viaja pelo Brasil e Bolívia na companhia de seus dois cachorros
Comemoração do centenário Rádio Clube reúne atletas em corrida pela Afonso Pena
Percurso de sete quilômetros interditou trechos de cruzamentos da avenida
Imprensa internacional repercute prisão de Braga Netto e destaca proximidade com Bolsonaro
O Washington Post escreveu que Braga Netto foi formalmente acusado em novembro
Homem é agredido com mata-leão após pedir para vizinhos abaixarem o som no São Conrado
Vizinhos relataram que a vítima teria partido para cima de um deles antes de ser agredido
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.