Cineclube UFGD promove Mostra Ditadura e Resistência em outubro

Em sintonia com a exposição “Direito à verdade e à memória: a ditadura no Brasil 1964 – 1985”, o projeto de extensão Cineclube UFGD programou filmes nacionais para a Mostra Ditadura e Resistência que será realizada de 08 a 29 de outubro, com debates e entrada franca, todo sábado, às 17h, no cineauditório da Unidade […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Em sintonia com a exposição “Direito à verdade e à memória: a ditadura no Brasil 1964 – 1985”, o projeto de extensão Cineclube UFGD programou filmes nacionais para a Mostra Ditadura e Resistência que será realizada de 08 a 29 de outubro, com debates e entrada franca, todo sábado, às 17h, no cineauditório da Unidade 1 da UFGD.

Já a exposição “Direito à verdade e à memória: a ditadura no Brasil 1964 – 1985” é promovida pela Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República e veio para Dourados por meio do V Congresso Transdisciplinar Direito e Cidadania. A exposição está aberta a visitação do público até 21 de outubro, no salão de exposições da UFGD, também da Unidade 1.

A Mostra Ditadura e Resistência apresenta os documentário “Jango” (dia 08), “O Velho – A História de Luiz Carlos Prestes” (dia 15), “Vlado, trinta anos depois” (dia 22) e “Redemocratização: as greves de 1979” (dia 29).“Jango” abre a Mostra neste sábado e é considerado um dos maiores sucessos populares da história do documentário brasileiro.

De acordo com a sinopse, poucas vezes o perfil de um líder político chegou às telas com a fluência, a inteligência e a emoção desse trabalho de Silvio Tendler. O filme concentra-se na figura um tanto trágica de João Goulart, estadista sem poder que, junto com sua deposição em 1964, levou consigo, por muito tempo, os sonhos de um governo popular.

Um tesouro em materiais de arquivo é submetido a uma edição vibrante e servido por um texto que, além de comentar as imagens, vale-se de metáforas e aproximações para revelar o seu subtexto. No entanto, pela duração de 117 minutos é o único documentário da Mostra que não terá debate durante a sessão.

Todos os demais filmes terão convidados que falarão sobre as temáticas abordadas e sobre o período da ditadura em Dourados. Os documentários foram fornecidos ao Cineclube UFGD pela Programadora Brasil, que faz parte do Programa Cine Mais Cultura, do Ministério da Cultura.

A Mostra Ditadura e Resistência será a quarta mostra temática de 2011, que já contou com as mostras dos Cinemas Francês, Canadense e Chinês. Já em novembro será realizada a Mostra do Cinema Alemão e em dezembro a do Cinema Indiano.

Conteúdos relacionados