CCZ reforça ações de combate à dengue em Dourados
O CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde, Serviços Urbanos e Obras, inicia nesta segunda-feira (14) novas ações de reforço para o combate à dengue. Serão intensificadas as visitas domiciliares, o fumacê e retomados os mutirões de limpeza. Todos os bairros de Dourados já receberam as orientações sobre […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde, Serviços Urbanos e Obras, inicia nesta segunda-feira (14) novas ações de reforço para o combate à dengue. Serão intensificadas as visitas domiciliares, o fumacê e retomados os mutirões de limpeza.
Todos os bairros de Dourados já receberam as orientações sobre o combate ao mosquito, feitas durante as visitas domiciliares de agentes de vetores e agentes comunitários de saúde.
Nesta segunda, com apoio da Associação dos Agentes Comunitários de Saúde (Adacs), os agentes iniciam a cobertura completa do município numa ação de controle das residências e terrenos baldios com criadouros da doença.
“Esse trabalho possibilita uma ação em conjunto com a fiscalização, pois os agentes identificam os locais com água acumulada ou com criadouro do Aedes aegypti e orienta o morador. Se não houver mudança de comportamento, eles acionam a fiscalização, que vistoria a área, notifica e aplica a multa, caso seja necessário”, explica o coordenador do CCZ, Eduardo Arteiro Marcondes.
A notificação e aplicação de multa para proprietários que não regularizam os terrenos e quintais estão previstas na Lei da Dengue, em vigor no município desde 2006.
Fumacê
Para reforçar o trabalho de visitas domiciliares o CCZ vai empregar o uso do fumacê em diversos pontos da cidade, conforme os índices da doença. A preocupação é com o período de chuva, já que facilita o acúmulo de água e a proliferação do mosquito. “O objetivo é não perder o controle da dengue. Ainda não registramos uma epidemia, por isso precisamos evitar a propagação do vetor”, ressalta Marcondes.
De acordo com Marcondes, neste primeiro momento as ações são preventivas, o que torna fundamental a colaboração da população no trabalho de combate ao mosquito transmissor da dengue.
Mutirões
Como o objetivo é reduzir áreas com lixo e entulhos que facilitam o depósito de larvas do mosquito, o CCZ retoma também os mutirões de limpeza. Iniciados em outubro do ano passado, os mutirões são direcionados pelo Levantamento de Índice Rápido de Aedes (Lira) e realizados em parceria com departamentos da prefeitura e entidades locais. “Os mutirões serão feitos em áreas de maior infestação e essa definição segue os índices do Lira”, apontou o coordenador.
O mutirão será iniciado no Jardim Novo Horizonte, em seguida será feito no Jardim Canaã I, no Jardim Cuiabazinho e Vila Cachoeirinha. Enquanto as frentes de combate à dengue atuam nos bairros, os moradores recebem orientações de prevenção na escola municipal da região.
Notícias mais lidas agora
- Midiamax entrega ao MP vídeo de David que implica Beto Pereira em corrupção no Detran-MS
- Beto Pereira tem derrota dupla na Justiça Eleitoral ao tentar impedir adversários de citar ‘ficha suja’
- Beto Pereira colocou prima como diretora para facilitar corrupção no Detran-MS, revela David
- Despachante propõe delação ao MP e aponta Beto Pereira como chefe da corrupção no Detran-MS
Últimas Notícias
Novorizontino perde para o Amazonas e tem liderança ameaçada na Série B
O resultado é bom para o Santos, que pode reassumir a liderança
Antes de falecer em casa, idoso de 106 anos diz ao filho que iria ‘partir’
Idoso de 106 anos faleceu em casa em bairro de Campo Grande
Grêmio derruba série invicta do Fortaleza e se afasta do Z-4 do Brasileirão
O público foi de mais de 22 mil torcedores, o maior desde a reabertura do local após as enchentes
Bolsonaro sugere que Marçal é ‘amor de verão’ e diz que direita em SP está ‘iludida’
Bolsonaro ainda pediu aos eleitores para terem “razão” ao escolher o próximo prefeito da capital paulista
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.