CBF anunciará Flamengo como campeão brasileiro de 1987

O Flamengo será reconhecido ainda nesta segunda-feira pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) como hexacampeão brasileiro. A entidade decidiu validar a conquista nacional do clube em 1987, quando foi disputada a Copa União, na qual os rubro-negros se sagraram campeões em cima do Internacional. Dirigentes da entidade e do Flamengo se reuniram no fim da […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O Flamengo será reconhecido ainda nesta segunda-feira pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) como hexacampeão brasileiro. A entidade decidiu validar a conquista nacional do clube em 1987, quando foi disputada a Copa União, na qual os rubro-negros se sagraram campeões em cima do Internacional.

Dirigentes da entidade e do Flamengo se reuniram no fim da manhã desta segunda para em breve ser feito um anúncio oficial. Diante da confirmação, o time poderá oficialmente contar com as conquistas nacionais de 1980, 1982, 1983, 1987, 1992 e 2009.

“Estamos com o pessoal do Flamengo agora, mas já está decidido: vamos reconhecer”, disse uma fonte da CBF ao Terra. O departamento jurídico flamenguista, que também participou da reunião, confirmou igualmente que o clube será reconhecido hexacampeão brasileiro.

A decisão acontece poucos dias depois da chamada Taça das Bolinhas ser entregue ao São Paulo, reconhecido desta forma como o primeiro pentacampeão brasileiro. Assim, o título da Copa União não seria referendado, validando o título brasileiro de 1987 como sendo do Sport.

À época da decisão, o Flamengo recorreu aos tribunais para tentar impedir a entrega do troféu ao time do Morumbi, solicitando a condição de hexacampeão. A pena prevista pela Justiça para a manifestação pública irregular da condição era de R$ 500 mil ao dia. Desde então, clube e CBF tentavam chegar a um consenso.

Até a gestão de Marcio Braga, anterior à de Patrícia Amorim, Flamengo e CBF eram aliados. O racha aconteceu na ultima eleição do Clube dos 13, quando os rubro-negros decidiram apoiar a permanência de Fábio Koff, em detrimento do candidato da CBF, o ex-rubro-negro Kleber Leite.

Em nota oficial, o Flamengo se pronunciou sobre a decisão. “A polêmica durou anos mas finalmente terminou nesta segunda-feira (21/02). Após uma reunião entre a presidente do Flamengo Patricia Amorim e o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) Ricardo Teixeira, a entidade máxima do futebol brasileiro decretou o Rubro-Negro carioca como campeão brasileiro de 1987”, declara o documento, que vai além.

“Para comentar sobre a conquista rubro-negra, a presidente do clube concederá entrevista coletiva, às 16h, no auditório Rogério Steinberg, na sede social do clube, na Gávea”, completa.

Conteúdos relacionados