Candidatos à presidência da Acrissul falam de suas propostas sobre o Fundersul
A Associação dos Criadores do Mato Grosso do Sul, Acrissul, está em pleno processo de definição de sua nova diretoria. O atual presidente Chico Maia concorre à reeleição contra o candidato José Lemos Monteiro. Depois das denúncias de produtores reais contra a não aplicação dos recursos do Fundersul nas suas regiões, a reportagem do Midiamax […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A Associação dos Criadores do Mato Grosso do Sul, Acrissul, está em pleno processo de definição de sua nova diretoria. O atual presidente Chico Maia concorre à reeleição contra o candidato José Lemos Monteiro.
Depois das denúncias de produtores reais contra a não aplicação dos recursos do Fundersul nas suas regiões, a reportagem do Midiamax procurou os dois candidatos para colher seus comentários a respeito do tema.
A reportagem pretendia fazer as mesmas perguntas aos dois candidatos, com absoluta imparcialidade. No entanto, em contato telefônico, José Lemos Monteiro se negou a responder diretamente ao repórter, remetendo à sua assessoria de imprensa que, mesmo depois da ratificação do pedido de entrevista com o candidato, enviou comentário por e-mail. Só por esse motivo, a entrevista de Chico Maia tem perguntas e respostas e a de José Lemos Monteiro um posicionamento do candidato.
Midiamax – Qual o seu posicionamento sobre o Fundersul?
Chico Maia – A nossa proposta é a de que o governo democratize mais a gestão do Fundersul. Propomos que em cada sindicato rural tivesse reuniões para discutir as prioridades das estradas, inclusive nós oferecemos a Acrissul para isso. Assim nós teríamos uma gestão mais democrática, que poderia dar mais transparência e resultados com a participação da Acrissul.
Midiamax – Que pontos o Sr. mudaria na gestão do Fundersul
Chico Maia – Primeiro, eu sou contra o imposto. Se pudesse, acabaria com ele. Eu acho que não tem sentido o nosso estado ser um dos poucos no país que tem esse imposto. É uma carga pesada que eu mudaria, é um imposto sem sentido. Eu extinguiria. O produtor já tem muito imposto, e mais o Fundersul, que os outros estados não tem. São Paulo, Minas, Paraná, nenhum estado tem. Já existe um imposto na gasolina para as estradas, então ele é uma bitributação.
Midiamax – Mas ele está aí em vigor, o que o Sr mudaria?
Chico Maia – Ele deve ser democratizado por uma gestão compartilhada, com uma participação maior das entidades. O programa de aplicação do imposto deveria ser discutido com as entidades, com a Acrissul, a Famassul, os sindicatos rurais. Deveria ser um fundo onde nós pudéssemos ter mais participação, porque hoje o que nós temos é apenas obrigação.
O posicionamento de José Lemos Monteiro
“É muito importante que todos os conselheiros conheçam profundamente toda a mecânica do Fundersul para que tenham propriedade para aprovar ou reprovar a prestação de contas de aplicação de recursos, que é feita às entidades representativas da classe, Acrissul e Famasul.
O acompanhamento da aplicação dos recursos do Fundo deve ser sistemático. Entendemos que as ações para implantação e recuperação de vias de acesso são prioridade para o campo, tanto para o escoamento da produção, aspecto importante para garantir nossa competitividade no mercado, quanto para a mobilidade da comunidade rural.”
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
‘Execução de 94% dos projetos propostos’, diz Governo do Estado sobre 2024
Segundo o executivo, a avaliação anual dos contratos de gestão apresentou resultado positivo
CBF anuncia candidatura de Brasília para sediar final da Libertadores
A decisão da competição será disputada no dia 29 de novembro
Corpo de ex-superintendente da Cultura começa a ser velado na noite desta sexta
O professor foi assassinado por um adolescente, de 17 anos, na madrugada desta sexta
Conmebol divulga datas dos jogos da Recopa Sul-Americana
O confronto de ida, no dia 20 de fevereiro a partir das 21h30 (horário de Brasília)
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.