Campo Grande debate monitoramento com câmeras em áreas estratégicas
O sistema de segurança pública em Campo Grande pode ser reforçado com uma medida preventiva de grande alcance e que vem apresentando indiscutível eficiência no combate e na prevenção à criminalidade: a instalação de câmeras de TV em regiões de grande movimento ou mais vulneráveis à ação dos criminosos. Para debater o assunto e apontar […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O sistema de segurança pública em Campo Grande pode ser reforçado com uma medida preventiva de grande alcance e que vem apresentando indiscutível eficiência no combate e na prevenção à criminalidade: a instalação de câmeras de TV em regiões de grande movimento ou mais vulneráveis à ação dos criminosos. Para debater o assunto e apontar de que forma o sistema seria adotado, o vereador Alex (PT), presidente da Comissão Permanente de Segurança Pública, está convocando a sociedade para audiência pública a ser realizada na próxima quarta-feira (4), a partir das 9h, no Plenário Edroim Reverdito.
Segundo o vereador, é fundamental que a sociedade participe da audiência, pois o debate legitimará uma decisão extremamente necessária para a comunidade. A seu ver, há posições antagônicas a respeito e todas as opiniões precisam ser ouvidas e respeitadas. “Defendo esse tipo de monitoramento. Nos dias de hoje, a cidadania impõe medidas fortes e eficazes para a proteção das pessoas”, considera Alex, observando, em seguida, que diversos crimes têm sido esclarecidos ultimamente graças a esse recurso.
Alex cita alguns casos de sucesso na investigação policial baseada em imagens obtidas pelas câmeras de segurança, como o do segurança assassinado em uma boate de Campo Grande e o de assassinatos cometidos no centro de São Paulo. “Alguns crimes que entrariam na lista dos insolúveis agora são elucidados graças ao uso desses equipamentos”, acentua Alex. Para o petista, porém, o benefício mais importante das câmeras é seu efeito preventivo. “Por mais abusados que sejam, os criminosos pensam duas vezes antes de agir quando levam em conta a possibilidade de ser identificados”.
De qualquer forma, Alex entende que o melhor para definir a proposta é a participação ativa da sociedade, até porque há questões que precisam ser bem esclarecidas e avaliadas. Uma delas é a responsabilidade na execução da medida. “Em princípio, a Constituição Federal fixa que a segurança pública é dever do Estado. Na teoria, os governos estadual e federal teriam então a atribuição de executar e implantar as políticas de segurança. Mas o Município também pode e deve cumprir seu papel nesse contexto”, reivindica o vereador.
“Segurança pública é prioridade absoluta para o bem estar da população. Assim, a Prefeitura também precisa fazer seu papel, seja na manutenção e na expansão da iluminação pública, na implantação de projetos de lazer e esportivos para a juventude e, se for o caso, no apoio às ações de prevenção e repressão, caso das câmeras de monitoramento da cidade”, define. “O que não podemos é ficar parados assistindo à multiplicação de notícias sobre todo tipo de crimes que infelicitam diariamente o nosso povo”.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Motociclista desvia de carro, cai em avenida e morre após outro veículo passar por cima de sua cabeça
Rapaz perdeu o equilíbrio ao desviar de um carro e acabou sendo atingido por outro enquanto estava caído no chão
Rapaz é encaminhado para pronto-socorro após ser esfaqueado na Orla Ferroviária em Campo Grande
Após sofrer o ferimento, vítima caminhou até a esquina da Calógeras com a Maracaju, onde pediu socorro a populares
Jovem de 20 anos é ameaçado após comprar pacote de conteúdo adulto em Campo Grande
Coagido, rapaz atendeu às ameaças do autor, que exigiu dinheiro para não divulgar conversas
Enfermeira procura polícia para denunciar paciente em Campo Grande
Paciente da Santa Casa chamou enfermeira de “gorda” e ainda ameaçou profissionais: “Vocês não servem pra nada”
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.