Campo Grande debate monitoramento com câmeras de segurança
O sistema de segurança pública em Campo Grande pode ser reforçado com uma medida preventiva de grande alcance e que vem apresentando indiscutível eficiência no combate e na prevenção à criminalidade: a instalação de câmeras de TV em regiões de grande movimento ou mais vulneráveis à ação dos criminosos. Para debater o assunto e apontar […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O sistema de segurança pública em Campo Grande pode ser reforçado com uma medida preventiva de grande alcance e que vem apresentando indiscutível eficiência no combate e na prevenção à criminalidade: a instalação de câmeras de TV em regiões de grande movimento ou mais vulneráveis à ação dos criminosos. Para debater o assunto e apontar de que forma o sistema seria adotado, o vereador Alex (PT), presidente da Comissão Permanente de Segurança Pública, está convocando a sociedade para audiência pública a ser realizada nessa quarta-feira (4), a partir das 9h, no Plenário Edroim Reverdito.
Segundo o vereador, é fundamental que a sociedade participe da audiência, pois o debate legitimará uma decisão extremamente necessária para a comunidade. A seu ver, há posições antagônicas a respeito e todas as opiniões precisam ser ouvidas e respeitadas. “Defendo esse tipo de monitoramento. Nos dias de hoje, a cidadania impõe medidas fortes e eficazes para a proteção das pessoas”, considera Alex, observando, em seguida, que diversos crimes têm sido esclarecidos ultimamente graças a esse recurso.
Alex cita alguns casos de sucesso na investigação policial baseada em imagens obtidas pelas câmeras de segurança, como o do segurança assassinado em uma boate de Campo Grande e o de assassinatos cometidos no centro de São Paulo. “Alguns crimes que entrariam na lista dos insolúveis agora são elucidados graças ao uso desses equipamentos”, acentua Alex. Para o petista, porém, o benefício mais importante das câmeras é seu efeito preventivo. “Por mais abusados que sejam, os criminosos pensam duas vezes antes de agir quando levam em conta a possibilidade de ser identificados”.
De qualquer forma, Alex entende que o melhor para definir a proposta é a participação ativa da sociedade, até porque há questões que precisam ser bem esclarecidas e avaliadas. Uma delas é a responsabilidade na execução da medida. “Em princípio, a Constituição Federal fixa que a segurança pública é dever do Estado. Na teoria, os governos estadual e federal teriam então a atribuição de executar e implantar as políticas de segurança. Mas o Município também pode e deve cumprir seu papel nesse contexto”, reivindica o vereador.
“Segurança pública é prioridade absoluta para o bem estar da população. Assim, a Prefeitura também precisa fazer seu papel, seja na manutenção e na expansão da iluminação pública, na implantação de projetos de lazer e esportivos para a juventude e, se for o caso, no apoio às ações de prevenção e repressão, caso das câmeras de monitoramento da cidade”, define. “O que não podemos é ficar parados assistindo à multiplicação de notícias sobre todo tipo de crimes que infelicitam diariamente o nosso povo”.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
‘Execução de 94% dos projetos propostos’, diz Governo do Estado sobre 2024
Segundo o executivo, a avaliação anual dos contratos de gestão apresentou resultado positivo
CBF anuncia candidatura de Brasília para sediar final da Libertadores
A decisão da competição será disputada no dia 29 de novembro
Corpo de ex-superintendente da Cultura começa a ser velado na noite desta sexta
O professor foi assassinado por um adolescente, de 17 anos, na madrugada desta sexta
Conmebol divulga datas dos jogos da Recopa Sul-Americana
O confronto de ida, no dia 20 de fevereiro a partir das 21h30 (horário de Brasília)
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.