Campanha de Conscientização de trânsito começa no dia 20 na Capital

Cerca de 30 instituições envolvidas diretamente na Campanha Paz no Trânsito estiveram reunidas nesta quinta-feira, 11 de agosto, na Presidência da Assembleia Legislativa, para ultimar os preparativos de seu lançamento no dia 20 de agosto, sábado, às 8 horas na Praça do Rádio Clube. Segundo o Cel. Nelson Antonio da Silva, Coordenador Geral, a diferença […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Cerca de 30 instituições envolvidas diretamente na Campanha Paz no Trânsito estiveram reunidas nesta quinta-feira, 11 de agosto, na Presidência da Assembleia Legislativa, para ultimar os preparativos de seu lançamento no dia 20 de agosto, sábado, às 8 horas na Praça do Rádio Clube.

Segundo o Cel. Nelson Antonio da Silva, Coordenador Geral, a diferença fundamental dessa em relação a outras campanhas de trânsito é o engajamento e a participação espontânea de tantas instituições públicas, civis e militares. “Graças à sensibilidade do presidente da Assembleia Legislativa, Jerson Domingos, que teve a idéia e conseguiu congregar cerca de 30 entidades para reduzir o número de acidentes e a perda de vidas no trânsito”.

No sábado, em seguida do lançamento, será dada a largada da 2ª Corrida ‘Dê Preferência a Vida”, que sairá da Praça do Rádio Clube fazendo um percurso de seis quilômetros até a chegada no interior da Base Aérea.

Ao mesmo tempo “bandeiraço” e adesivagem serão realizados por membros do GGIT-Gabinete Gestão Integrada de Trânsito, com a participação da CEMATRAN, Florestinha e PROERD. Ainda nesse primeiro dia, a partir das 22 horas, será feita pelo DETRAN um trabalho de conscientização sobre a Lei Seca, nas conveniências dos Postos de Gasolina, com bafômetro e banner para uso de forma descontraída e com a participação de um grupo teatral.

A campanha se estende durante toda semana até o dia 26, aniversário de Campo Grande, sempre com programação intensa de conscientização envolvendo 12 escolas, seis públicas e seis particulares.

Segundo a presidente do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino de Mato Grosso do Sul, Maria da Glória Paim Barcelo, “o trânsito constitui um tema transversal na escola, porque a criança também é mediadora dos pais com a sociedade”. Ela pretende mobilizar cerca de duas mil pessoas entre pais e estudantes, na grande passeata que ocorrerá no centro da cidade, dia 24 de agosto, juntamente com a marcha contra a legalização da maconha.

ATO SIMBÓLICO

Na segunda feira, dia 22 de agosto, as 09h30, na Escola Araçuaí, no Bairro Miguel Couto, será realizada uma abertura simbólica do evento da campanha envolvendo as escolas, com a participação do presidente da Assembléia, Jerson Domingos, do prefeito Nelson Trad Filho e da Secretária de Educação, além das autoridades militares.

Na oportunidade, a Procuradora Pública Ariadne Cantú assinara o ato de doação dos direitos autorais de seus dois livros – “Kiko, O menino que não dormia” e “Carlos, O garoto que sonhava” -, para ser amplamente distribuídos durante a campanha. Ainda integram várias outras ações durante a realização da campanha, como Blitz educativos com adesivagens envolvendo o GGIT, que reúne cerca de 20 instituições.

Segundo o Tenente Coronel Vilassanti, Comandante do CIPTRAN, “o principal motivo de acidentes é a falha humana. Com essa campanha de conscientização certamente será diminuída a violência no trânsito e teremos mais qualidade de vida”. Ele ainda parabenizou a Assembléia Legislativa pela iniciativa e pela sensibilidade em articular esse grande movimento que vai de encontro com o desejo da sociedade civil.

Conteúdos relacionados