Após a divulgação das imagens de festas regadas a bebida alcoólica e cenas que induzem ao sexo, ocorridas próximas a uma conveniência na Avenida Manoel da Costa Lima, em Campo Grande, a Câmara Municipal quer votar, ainda esta semana, Projeto de Lei proibindo o consumo de bebidas alcoólicas no perímetro dos Postos de Serviços e de Abastecimento de Veículos na Capital e cogita em ampliar a abrangência do texto às Conveniências.

Segundo os autores da proposta, vereadores Paulo Siufi (PMDB) e Lídio Lopes (PP), foram várias as manifestações populares solicitando medidas urgentes, pois, com o aumento do policiamento nos altos da Avenida Afonso Pena, pontos de aglomeração surgiram por toda a cidade.

Pela justificativa do projeto que tramita na Câmara Municipal desde 2009, apesar de sua ampla aceitação social, o consumo de bebidas alcoólicas, quando excessivo, passa a ser um problema. O álcool também é considerado uma droga psicotrópica, pois ele atua no sistema nervoso central, provocando uma mudança no comportamento de quem o consome, podendo desenvolver dependência. Além dos inúmeros acidentes de trânsito e da violência associada a episódios de embriaguez, o consumo de álcool em longo prazo, dependendo da dose, frequência e circunstâncias, pode provocar um quadro de doença conhecida como alcoolismo.

Desta forma o consumo inadequado ao álcool é um importante problema de saúde pública, acarretando altos custos para a sociedade envolvendo questões médicas, psicológicas, profissionais e familiares. Esse mal precisa de controle urgente.

A data da pauta para discussão e votação do projeto ainda não está definida, mas já se sabe que será na próxima semana.