Brasileiros esperam para esta semana fim das restrições temporárias da Rússia

O Serviço de Controle Veterinário e Fitossanitário da Rússia, Rosselkhoznadzor, poderá liberar já nesta semana a importação de carne de alguns frigoríficos brasileiros atualmente sob restrição temporária. Segundo uma fonte do Diário da Rússia, a maioria dos relatórios sanitários brasileiros, que estavam sendo traduzidos para o idioma russo, foi encaminhada novamente às autoridad…

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O Serviço de Controle Veterinário e Fitossanitário da Rússia, Rosselkhoznadzor, poderá liberar já nesta semana a importação de carne de alguns frigoríficos brasileiros atualmente sob restrição temporária. Segundo uma fonte do Diário da Rússia, a maioria dos relatórios sanitários brasileiros, que estavam sendo traduzidos para o idioma russo, foi encaminhada novamente às autoridades russas.

Deve-se lembrar que uma das reclamações do diretor do Rosselkhoznadzor, Sergey Dankvert, era que as traduções dos documentos sanitários brasileiros tinham sido realizadas de modo insatisfatório. Desse modo, seria legítimo esperar mais um pronunciamento da parte russa sobre o tema nos próximos dias.

Em 15 de junho as autoridades fitossanitárias da Rússia embargaram a importação da carne de alguns frigoríficos de três Estados brasileiros (Mato Grosso, Paraná e Rio Grande do Sul). As autoridades brasileiras têm mantido estreito diálogo com sua contraparte russa para resolver a questão.

Em documento oficial divulgado na quarta-feira (17), o Rosselkhoznadzor afirmou que o regime de “restrições temporárias” só será cancelado quando os sanitaristas e veterinários russos se convencerem de que os padrões de qualidade da carne brasileira atendem às exigências e especificações do controle veterinário da Rússia.

Conteúdos relacionados