Dezesseis duplas mistas e sete duplas femininas participaram do primeiro dia de competição da 2ª Etapa do Campeonato Brasileiro de Frescobol, neste sábado (13), na Praça Esportiva Belmar Fidalgo, em Campo Grande. O evento é uma realização da Federação Sul-Mato-Grossense de Frescobol, com o apoio da Prefeitura Municipal de Campo Grande, através da Fundação Municipal de Esporte (FUNESP), e reúne atletas da Paraíba, Pernambuco, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e Paraná.

A competição prossegue neste domingo (14), às 8h, na Praça Esportiva Belmar Fidalgo, para as categorias masculina e amadora. Duplas amadoras poderão se inscrever no local, a partir das 11h30. Os três melhores colocados em cada categoria recebem premiação em dinheiro (exceto categoria amadora). O Campeonato Brasileiro de Frescobol contempla quatro etapas. A terceira tem a realização prevista em setembro (Vitória – ES), e a quarta, em dezembro (São Paulo – SP).

O frescobol de competição tem apresentações de cinco minutos (trezentos segundos) de bola viva para cada dupla. Avaliadas por cinco árbitros – um árbitro central e dois árbitros técnicos de cada lado – as duplas recebem notas de sequência, ataque, equilíbrio, revés, potência e dinâmica. Há ainda as sub-notas de salvamentos pertinentes, revés forte e não combinado, bolas de risco, variação de golpes e trocas de bola em alta velocidade. Sob estes critérios, chega-se à pontuação final de cada dupla, que será comparada com as demais.

Considerado um dos esportes mais democráticos que existem – para praticá-lo, não há restrições de idade, peso e altura, por exemplo -, o frescobol é também uma das poucas modalidades onde não há o embate direto entre os competidores: cada dupla depende única e exclusivamente do próprio desempenho. Pela categoria mista, exibiram-se dezesseis duplas. Deste total, as oito com melhor pontuação se classificaram para a fase final, habilitando-se para uma nova apresentação, que determinou os três melhores colocados.

A dupla Tacyano e Kátia, do Espírito Santo, ficou com o primeiro lugar; Nilton e Silvia, filiados à Federação Sul-Mato-Grossense de Frescobol e atuais campeões da 1ª etapa, realizada em fevereiro, em Macaé (RJ), arremataram o segundo lugar do pódio. Laysa Rios e Deivid Vitório ficaram com a terceira colocação. Pela categoria feminina, sete duplas fizeram apresentação única. Com a melhor pontuação, as capixabas Kátia e Jansy ficaram com o lugar mais alto do pódio, seguidas pelas cariocas Silvia e Simone. Na terceira colocação, as atletas Tânia e Pilar, também do Rio de Janeiro.

A etapa campo-grandense do Campeonato Brasileiro de Frescobol conta com o apoio da Semadur – Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, e todos os resíduos gerados pelo evento serão destinados para a reciclagem, dentro do Programa de Coleta Seletiva, da Prefeitura Municipal.