Brasil vai liberar importação de ‘alguns’ veículos da Argentina

O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) informou no início da noite desta quinta-feira (19) que vai liberar a importação de “alguns” veículos produzidos na Argentina, após a mudança de regras que aumentou as barreiras à entrada no mercado brasileiro. O MDIC não informou modelos ou quantidades que serão liberadas. Desde a semana […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) informou no início da noite desta quinta-feira (19) que vai liberar a importação de “alguns” veículos produzidos na Argentina, após a mudança de regras que aumentou as barreiras à entrada no mercado brasileiro. O MDIC não informou modelos ou quantidades que serão liberadas.

Desde a semana passada, para tais produtos entrarem no mercado nacional, o importador tem de pedir uma licença prévia para a liberação de guias. Até então, o procedimento era feito de forma automática.

De acordo com o ministério, as regras não mudaram: o que foi colocado sob licença não automática continua da mesma forma. Sem a licença automática, o Brasil tem até 60 dias para para permitir a entrada dos produtos. O que a decisão dessa quinta faz é agilizar esse prazo para alguns veículos.

A decisão brasileira foi tomada como um “gesto de boa vontade” após uma reunião por telefone entre o secretário-executivo do MDIC, Alessandro Teixeira, e o secretário da Indústria da Argentina, Eduardo Bianchi.

Em contrapartida, a Argentina também se comprometeu a liberar licenças de importação para baterias, pneus e calçados brasileiros.

Os dois ministros irão se reunir na próxima segunda e terça-feira, em Buenos Aires, para tentar avançar numa negociação que permita retirar dos dois lados as barreiras que atravancam o comércio bilateral.

Conteúdos relacionados