Botafogo supera pane, vira sobre América-MG e entra no G-4

Alex, 20 anos, Cidinho, 18 anos, e Elkeson, 22 anos. Três garotos foram os principais personagens de uma grande e importante virada do Botafogo, na noite deste sábado, no Engenhão, contra o América-MG. Depois de sair com dois gols atrás, a equipe botafoguense foi atrás do placar que precisava e venceu por 4 a 2, […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Alex, 20 anos, Cidinho, 18 anos, e Elkeson, 22 anos. Três garotos foram os principais personagens de uma grande e importante virada do Botafogo, na noite deste sábado, no Engenhão, contra o América-MG. Depois de sair com dois gols atrás, a equipe botafoguense foi atrás do placar que precisava e venceu por 4 a 2, resultado que a deixa em condição muito favorável na 16ª rodada.

Vasco e Palmeiras, que se enfrentam domingo em São Januário, foram ultrapassados pelo Botafogo, que dorme no G-4 com 28 pontos. O América-MG, que sonhava com sua segunda vitória consecutiva no Brasileiro, ainda é o dono da lanterna, com 11 pontos.

O América-MG assustou e muito o Botafogo com um início impressionante. Com 6min de jogo, Alessandro e Rodriguinho marcaram e deram pinta de uma tragédia botafoguense no Engenhão. Mas um golaço de Elkeson, ainda no primeiro tempo, e outros com Antônio Carlos e Alex (2x) na etapa final, fizeram o torcedor alvinegro voltar para casa com um gosto de vitória na garganta e real esperança de jogar a Copa Libertadores de 2012.

O Botafogo volta a jogar na próxima quarta-feira, no Beira-Rio, diante do Internacional. A partida ocorre às 21h50 (de Brasília). O América-MG, às 21h de quinta-feira, terá visita do São Paulo, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas.

A virada botafoguense no Engenhão

Com força máxima e contra o lanterna do Campeonato Brasileiro, o Botafogo talvez esperasse vida fácil diante do América-MG, mas não foi o que aconteceu na prática. Bem armada por Givanildo, a equipe americana, que já havia feito estragos contra o Fluminense no último domingo, foi ao Engenhão disposto a levar pontos para Minas Gerais e por pouco não atingiu o objetivo.

Uma verdadeira pane botafoguense no início do jogo foi aproveitada pelo América-MG com 100% de eficiência. Já aos 2min, Marcelo Mattos se atropelou todo, acertou a bola na própria trave e viu Alessandro, na sobra, só empurrar para dentro do gol de Jefferson.

O América-MG não se contentou com a vantagem de 1 a 0 e foi atrás para dobrá-la rapidamente. Em um contra-ataque cirúrgico, Kempes serviu Rodriguinho, que passou por Marcelo Mattos e deslocou o goleiro com habilidade. O Engenhão virou uma pilha de nervos, mas a equipe de Caio Júnior mostraria tranquilidade para ir em busca dos gols que precisava.

Aos 25min, Elkeson chutou, Loco Abreu fez um desvio e Neneca fez ótima defesa. O goleiro americano nada poderia fazer, logo depois, em grande jogada de Elkeson. De muito longe, aos 31min, ele soltou um petardo e indicou reação botafoguense na partida.

Mas foi no segundo tempo, quando Alex entrou em campo, que a virada botafoguense ganhou mais inspiração. Com Herrera debilitado por uma dor de garganta, o jovem atacante foi a campo e contribuiria decisivamente. Em escanteio batido por Renato, aos 18min, Antônio Carlos subiu mais alto que a defesa do América-MG para empatar de cabeça.

Logo depois de um vaiado Maicosuel deixar o campo para a entrada de Cidinho, o Botafogo conseguiu a virada. Aos 31min, Alex desceu pela direita, passou como quis por Willian Rocha e acertou chute baixo e firme, sem chances para Neneca. O Engenhão, nervoso no primeiro tempo, foi à loucura. E ainda teria mais.

Pequenino, Cidinho foi para cima de Willian Rocha dentro da área e, tocado, sofreu pênalti. Apesar de muitas reclamações do América-MG, Alex pegou a bola, cobrou no canto esquerdo de Neneca e decretou o triunfo botafoguense: 4 a 2.

Conteúdos relacionados