Bolsas europeias invertem rumo e passam a operar em alta
Após registrar quedas acentuadas no início do pregão, as principais ações europeias inverteram o rumo e passam a operar em leve alta nesta terça-feira (9). As bolsas de valores de Londres, Milão, Paris e Madri saíram do vermelho e atuam no campo positivo. Perto das 8h30 (horário de Brasília), o índice FTSEurofirst 300, que mede […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Após registrar quedas acentuadas no início do pregão, as principais ações europeias inverteram o rumo e passam a operar em leve alta nesta terça-feira (9). As bolsas de valores de Londres, Milão, Paris e Madri saíram do vermelho e atuam no campo positivo. Perto das 8h30 (horário de Brasília), o índice FTSEurofirst 300, que mede as principais ações europeias, registrava leve alta de 0,06%, no patamar dos 936 pontos.
O índice FTSE 100, da Bolsa de Valores de Londres (Inglaterra), que chegou a cair cerca de 5%, subia 0,01%, aos 5,069.51 pontos. O índice CAC 40, de Paris (França), subia 0,62%, aos 3,144.72 pontos. Madri subia 0,03% e a bolsa de Milão, 0,65%. O índice Dax, de Frankfurt (Alemanha), contudo, ainda registrava queda.
No mesmo horário, o recuo era de quase 2%. “Parece que o mercado está extremamente exagerado do lado descendente. Um monte de venda forçada estava acontecendo na parte da manhã, o que pressionou de forma exagerada as quedas”, disse Manoj Ladwa, analista da ETX Capital.
O mercado internacional enfrenta o segundoo dia de negociações após o rebaixamento da nota de crédito dos Estados Unidos na sexta-feira (5) pela agência Standard and Poor’s. Os mercados aguardam a reação do Federal Reserve (Fed), o banco central dos EUA, que tem reunião nesta manhã e deve anunciar nova taxa de juros da economia.
A Bolsa de Seul, na Coreia do Sul, terminou o pregão em queda de 3,6%. (Foto: Reuters)Asiáticas Na Ásia, os principais mercados voltaram a fechar em baixa. Após jornadas frenéticas e ainda atemorizadas pelo rebaixamento da nota de crédito dos Estados Unidos, as principais bolsas de valores da Ásia reduziram os prejuízos, mas ainda registraram perdas nesta terça-feira (9). O índice Nikkei da Bolsa de Valores de Tóquio, no Japão, que chegou a registrar perdas superiores a 4%, encerrou o dia em baixa de 1,68%.
O indicador Topix, que agrupa os valores da primeira sessão, fechou com perdas de 1,59%. A Bolsa de Seul, na Coreia do Sul, terminou o pregão em queda de 3,6%. Mas ao longo do dia, o prejuízo chegou a ser muito maior e atingiu queda de 10%. A Bolsa de Valores de Hong Kong foi a que registrou o pior desempenho pois encerrou em queda de 5,66%.
Na segunda-feira (8), a Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) fechou em forte queda. O Ibovespa acompanhou o movimento internacional e fechou com queda de 8,08%, aos 48.668 pontos.
Por volta das 15h20, o Ibovespa chegou a cair 9,74%, ficando muito próximo de ter suas operações suspensas pelo mecanismo intitulado ‘circuit breaker’ – regra que interrompe a negociação das ações por meia hora quando o índice atinge 10%.
A bolsa brasileira registrou nesta segunda o menor patamar de fechamento desde 30 de abril de 2009 (47.289) e a maior queda diária desde 22 de outubro de 2008, auge da crise financeira desencadeada pela quebra do banco Lehman Brothers, quando o Ibovespa caiu 10,18%, e acionou o ‘circuit breaker’ pela última vez.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Motociclista desvia de carro, cai em avenida e morre após outro veículo passar por cima de sua cabeça em Campo Grande
Rapaz acabou perdendo o equilíbrio ao desviar de um carro e acabou sendo atingido por outro enquanto estava caído no chão
Rapaz é encaminhado para pronto-socorro após ser esfaqueado na Orla Ferroviária em Campo Grande
Após sofrer o ferimento, vítima caminhou até a esquina da Calógeras com a Maracaju, onde pediu socorro a populares
Jovem de 20 anos é ameaçado após comprar pacote de conteúdo adulto em Campo Grande
Coagido, rapaz atendeu às ameaças do autor, que exigiu dinheiro para não divulgar conversas
Enfermeira procura polícia para denunciar paciente em Campo Grande
Paciente da Santa Casa chamou enfermeira de “gorda” e ainda ameaçou profissionais: “Vocês não servem pra nada”
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.