Banco Central tem autonomia para adoção de medidas contra inflação e no mercado de câmbio

O Banco Central (BC) brasileiro tem autonomia para adotar medidas necessárias contra a inflação e também medidas no mercado de câmbio. A declaração é do presidente do BC, Alexandre Tombini, que concedeu entrevista exclusiva à TV Brasil. Segundo Tombini, a autonomia do BC pode ser vista nas decisões de aumento da taxa básica de juros, […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O Banco Central (BC) brasileiro tem autonomia para adotar medidas necessárias contra a inflação e também medidas no mercado de câmbio. A declaração é do presidente do BC, Alexandre Tombini, que concedeu entrevista exclusiva à TV Brasil.

Segundo Tombini, a autonomia do BC pode ser vista nas decisões de aumento da taxa básica de juros, a Selic, que subiu cinco vezes este ano e também nas medidas na área de câmbio. Atualmente, a Selic está em 12,50% ao ano. “Não se pode dizer que o Banco Central não tenha a capacidade, a atitude para tomar medidas de contenção, de controle.”
 
Para Tombini, o BC é um dos bancos centrais mais ativos do mundo no atual período, em que precisa trazer a inflação para a meta.

A entrevista do presidente do BC à TV Brasil vai ao ar hoje (4) no telejornal Repórter Brasil, às 21h (horário de Brasília).

Conteúdos relacionados