Quase 200 famílias do Assentamento Santa Guilhermina, localizado na zona rural de Maracaju, participam, nesta terça-feira (23) do Circuito Rural Tecnologia no Campo, a programação inclui um dia de campo sobre horta e leite. A iniciativa é do Sebrae, e, entre os meses de agosto e novembro deve percorrer 27 municípios do Estado. 
Durante os encontros, os participantes recebem informações sobre gestão ambiental e do negócio, administração rural, pontos de controle, uso racional dos recursos, aproveitamento e destinação de resíduos.

São quatro turmas por dia, das 8h30 às 17 horas. Entre os temas discutidos nas oficinas direcionadas à atividade leiteira estão o manejo nutricional e sanitário; a qualidade do leite; o manejo da ordenha, o controle da produção leiteira e o controle reprodutivo do animal.

Já nas turmas sobre horta serão demonstradas tecnologias de aplicação fácil em olericultura, manejo nutricional (solo e planta), de pragas e doenças, procedimentos de colheita e pós-colheita; planejamento de produção e rastreabilidade.

A expectativa de atendimento é de dois mil produtores rurais, segundo o técnico que coordena o Circuito, Carlos Eduardo Cordeiro. “As aulas são práticas e acontecem em propriedades modelos nas principais regiões de produção do Estado”, explica.

Os interessados em participar deverão fazer a inscrição, sem custo, no local de realização do Dia de Campo. O Circuito Rural conta com apoio da Seprotur. A ação está dividida em cinco rotas pelo Estado. Após Maracaju, o Circuito segue para Sidrolândia (25), Dourados (27), Caarapó (29), Aral Moreira (31) e Ponta Porã (2/09). O próximo grupo será visitado a partir do dia 12 de setembro e o término do Circuito Rural está previsto para 25 de novembro.

Também fazem parte do Circuito as cidades de Três Lagoas, Bataguassu, Batayporã, Ivinhema, Itaquiraí, Mundo Novo, Ribas do Rio Pardo, Campo Grande, Bandeirantes, Rio Negro, Coxim, Sonora, Nioaque, Bonito, Bodoquena, Porto Murtinho, Selvíria, Aparecida do Taboado, Inocência, Chapadão do Sul e Costa Rica. (com informações da Assessoria)

Serviço – Em Maracaju o Dia de Campo do Circuito Rural será no assentamento Santa Guilhermina, lote 44. Mais informações pelo telefone 0800-570-0800