Área cultivada com soja em MS cresceu 44,7% em um ano
A área cultivada com soja no Mato Grosso do Sul cresceu 44,7% no período 2002/2011, chegando a 1,76 milhões de hectares. A produção cresceu 51,5%, atingindo 5,07 milhões de toneladas em 2011. O Estado é o quinto maior produtor de soja no Brasil. Para a safra 2011/2012, os produtores de soja do Estado do Mato […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A área cultivada com soja no Mato Grosso do Sul cresceu 44,7% no período 2002/2011, chegando a 1,76 milhões de hectares. A produção cresceu 51,5%, atingindo 5,07 milhões de toneladas em 2011. O Estado é o quinto maior produtor de soja no Brasil.
Para a safra 2011/2012, os produtores de soja do Estado do Mato Grosso do Sul já podem encomendar sementes de cultivares da Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Desenvolvidas pela Embrapa Soja, Embrapa Agropecuária Oeste, Embrapa Transferência de Tecnologia em parceria com a Fundação Meridional e a Fundação Vegetal, as cultivares indicadas são comercializadas pelos Escritórios de Negócios de Dourados (MS), Londrina e Ponta Grossa (PR), da Embrapa Transferência de Tecnologia.
Além de precocidade, essas cultivares têm ainda como atributos positivos resistência a doenças e alto rendimento, três características muito valorizadas pelos produtores da oleaginosa. A tendência principal dos produtores de soja atualmente é a busca por ciclos cada vez mais curtos para tentar minimizar os problemas de doenças, como a ferrugem asiática, pois quanto mais cedo é feita a colheita, maior é a possibilidade das plantas escaparem da ocorrência de doenças.
Para o estado de Mato Grosso do Sul, para a safra 2011/2012, a Embrapa indica as seguintes cultivares:
Cultivares não transgênicas
BRS 239 – ciclo semiprecoce de 120 dias, grupo de maturidade 6.9, hábito determinado, com alto potencial produtivo, porte muito bom e resistente ao acamamento e aos nematóides de galhas (M. incognita e M. javanica). Indicada para a Região Sul de Mato Grosso do Sul, tem ampla adaptação à época de semeadura de 10 de outubro até 15 de dezembro.
BRS 284 – ciclo precoce de 110 dias, grupo de maturidade 6.3, hábito indeterminado, com alto potencial produtivo, porte muito bom, resistente ao acamamento e moderadamente resistente ao nematóide de galhas (M. javanica). Indicada para as Regiões Sul e Centro-Norte de Mato Grosso do Sul, tem ampla adaptação à época de semeadura de 5 de outubro até 10 de dezembro na Região Sul, e, de 15 de outubro até 25 de novembro na Região Centro-Norte.
BRS 285 – ciclo médio de 122 dias, grupo de maturidade 7.4, hábito determinado, com alto potencial produtivo, porte muito bom e resistente ao acamamento e ao nematóide de galha (M. incognita), tem ampla adaptação à época de semeadura de 10 de outubro até 15 de dezembro. Indicada também para a Região Norte/Nordeste de Mato Grosso do Sul, onde é mais precoce, 105 a 110 dias, favorecendo a sucessão com milho safrinha.
BRS 317 – ciclo semiprecoce de 120 dias, grupo de maturidade 6.6, hábito determinado, com alto potencial produtivo, moderadamente resistente ao acamamento e moderadamente resistente ao nematóide de galhas (M. incognita). Indicada para a Região Sul de Mato Grosso do Sul, tem ampla adaptação à época de semeadura de 15 de outubro até 10 de dezembro.
BRS 320 – ciclo precoce de 110 dias, grupo de maturidade 6.2, hábito determinado, com alto potencial produtivo, porte muito bom resistente ao acamamento e moderadamente resistente aos nematóides de galhas (M. incognita e M. javanica). Indicada para a Região Sul de Mato Grosso do Sul, tem ampla adaptação à época de semeadura de 25 de outubro até 5 de dezembro.
Cultivares transgênicas
BRS 295 RR – ciclo precoce de 116 dias, grupo de maturidade 6.5, hábito determinado, com alto potencial produtivo é resistente ao acamamento e ao nematóide de cisto (raças 1 e 3). Indicada para a Região Sul de Mato Grosso do Sul, tem ampla adaptação à época de semeadura de 15 de outubro até 10 de dezembro.
BRS 316 RR – ciclo precoce de 118 dias, grupo de maturidade 6.6, hábito determinado, com alto potencial produtivo é resistente ao acamamento e ao nematóide de galha (M. javanica) e moderadamente resistente ao nematóide de galha (M. incognita). Indicada para a Região Sul de Mato Grosso do Sul, tem ampla adaptação à época de semeadura de 15 de outubro até 10 de dezembro.
BRS 318 RR – ciclo precoce de 115 dias, grupo de maturidade 6.7, hábito determinado, com alto potencial produtivo é resistente ao acamamento e moderadamente resistente ao nematóide de galha (M. javanica). Indicada para a Região Sul de Mato Grosso do Sul, tem ampla adaptação à época de semeadura de 20 de outubro até 5 de dezembro.
BRS 319 RR – ciclo precoce de 113 dias, grupo de maturidade 6.6, hábito determinado, com alto potencial produtivo é resistente ao acamamento e ao nematóide de galha (M. javanica) e moderadamente resistente ao nematóide de galha (M. incognita). Indicada para a Região Sul de Mato Grosso do Sul, tem ampla adaptação à época de semeadura de 20 de outubro até 5 de dezembro.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Golpe do voucher: criminosos usam nome de restaurante para hackear pessoas em Campo Grande
Alerta! Conta falsa no Instagram está se passando por um restaurante de Campo Grande e aplicando golpes em moradores da capital
Semana começa com 3556 vagas de emprego em Mato Grosso do Sul
São 956 vagas para a capital que abrangem diversas áreas e níveis de escolaridade
Com feira de adoção e desfile de pets, ação em shopping de Campo Grande reforça combate ao abandono animal
Evento foi realizado no shopping Bosque dos Ipês, na tarde deste sábado (14)
Grupo especializado em roubo de camionetes é ligado a facção e usava codificador de chaves
Investigações mostram que ordens de furtos vinham de presídio de Mato Grosso
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.