Após erupção, Islândia diz que vai reabrir aeroportos nesta segunda

A autoridade de aviação da Islândia anunciou que pretende reabrir os principais aeroportos do país ainda nesta segunda-feira (23), até as 19h GMT (16h em Brasília), após eles terem sido fechados no dia anterior devido à erupção do vulcão Grimsvotn, o mais ativo do país. “Planejamos abrir o aeroporto [de Keflavik, o principal do país,] […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

A autoridade de aviação da Islândia anunciou que pretende reabrir os principais aeroportos do país ainda nesta segunda-feira (23), até as 19h GMT (16h em Brasília), após eles terem sido fechados no dia anterior devido à erupção do vulcão Grimsvotn, o mais ativo do país.

“Planejamos abrir o aeroporto [de Keflavik, o principal do país,] esta noite. Há um pouso marcado para as 19h GMT”, afirmou. Segundo autoridades do país, o aeroporto de Reykjavík também deve ser reaberto.

A atividade do vulcão Grimsvotn, que entrou em erupção no sábado (21), foi constante, e a nuvem alcançou nesta segunda (23) altura entre 6 mil e 10 mil metros, a metade do primeiro dia, indicaram as autoridades islandesas.

Desde 1h30 do horário de Brasília desta segunda não se detectou atividade elétrica no vulcão, situado ao sul do país. No sábado, esses registros foram muito intensos, com um número de raios por hora mil vezes maior que no ano passado com a erupção do Eyjafjallajokull.

As precipitações de cinza, que no domingo (22) alcançaram Reykjavik e quase todo o país, se concentraram nesta segunda de forma intensa apenas no sul e sudoeste da geleira Vatnajokull, na qual se encontra o vulcão, e de forma mais suave em todo o sudoeste da ilha.

Conteúdos relacionados