Anvisa mantém sibutramina, mas proíbe outros emagrecedores
Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) decidiu manter a comercialização da sibutramina no país e retirar os medicamentos pertencentes ao grupo das anfetaminas e derivados (femproporex, anfepramona e mazindol) do mercado. Dois diretores acompanharam o voto do relator e diretor-presidente da Anvisa, Dirceu Barbano. Apenas o diretor José Agenor Álvares votou contra a per…
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) decidiu manter a comercialização da sibutramina no país e retirar os medicamentos pertencentes ao grupo das anfetaminas e derivados (femproporex, anfepramona e mazindol) do mercado.
Dois diretores acompanharam o voto do relator e diretor-presidente da Anvisa, Dirceu Barbano. Apenas o diretor José Agenor Álvares votou contra a permissão de comercialização da sibutramina. A diretora Maria Cecília Brito, que acompanhou o relator, disse gostaria de retirar a sibutramina do mercado, mas entende que a questão é complexa e deve ser reavaliada em, no máximo, um ano e meio.
Finalizada a votação, os diretores vão discutir as novas condições de uso da sibutramina. O relator se baseou em relatório técnico da agência. É, porém, uma mudança de posição da agência com relação ao início do ano. Nota técnica emitida pela Anvisa em fevereiro indicou problemas que desfavoreciam o uso das quatro substãncias.
Em agosto, a coluna da Mônica Bergamo informou que a Anvisa iria recuar da decisão de vetar os quatro tipos de emagrecedores, liberando a sibutramina com restrições. O Conselho Federal de Medicina é contrário à restrição da venda dos inibidores. Já ameaçou entrar na Justiça caso a agência decida pelo veto.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Bia Ferreira bate francesa e mantém cinturão de campeã mundial de boxe
Após 10 rounds, brasileira venceu em decisão unânime dos juízes
Defesa de Braga Netto nega obstrução nas investigações
Ex-ministro foi preso pela Polícia Federal no Rio de Janeiro
Motociclista desvia de carro, cai em avenida e morre após outro veículo passar por cima de sua cabeça
Rapaz perdeu o equilíbrio ao desviar de um carro e acabou sendo atingido por outro enquanto estava caído no chão
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.