Anac estende operação especial de fim de ano em cinco aeroportos

O grande fluxo de passageiros nos aeroportos do país levou a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) a estender a operação especial de fim de ano até a próxima sexta-feira (7). Segundo a Anac, a operação vai continuar apenas nos aeroportos de Guarulhos e Congonhas, em São Paulo, Galeão e Santos Dumont, no Rio de […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O grande fluxo de passageiros nos aeroportos do país levou a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) a estender a operação especial de fim de ano até a próxima sexta-feira (7). Segundo a Anac, a operação vai continuar apenas nos aeroportos de Guarulhos e Congonhas, em São Paulo, Galeão e Santos Dumont, no Rio de Janeiro, e o Juscelino Kubitschek, em Brasília. Juntos eles representam quase 50% do movimento de passageiros no Brasil.

A operação da Anac começou no dia 17 de dezembro, com o objetivo de reforçar o atendimento aos passageiros nos principais aeroportos do país. A expectativa da agência é que cerca de 14 milhões de pessoas tenham embarcado e desembarcado nos aeroportos brasileiros em dezembro de 2010, ou seja, 1,5 milhão a mais do que no mesmo mês de 2009.

De acordo com a Anac, em dezembro de 2010, ocorreram 80.400 decolagens de voos domésticos e internacionais, o que representa um aumento de 12,3 mil voos em relação a dezembro de 2009. Entretanto, os índices de atrasos se mantiveram praticamente estáveis: acima de 30 minutos, 21,1% em dezembro de 2010, ante 18,2% do mesmo mês de 2009. Os atrasos superiores a 60 minutos foram 8% no mês de dezembro. O índice de cancelamentos se manteve em 5%.

Conteúdos relacionados