Alunos saem das salas de aula e levam lazer a idosos do asilo São João Bosco

Fora das salas de aula, alunos de 15 a 17 anos, da Escola Municipal Osvaldo Cruz, levarão um pouco de recreação e alegria aos idosos do Asilo São João Bosco nesta quarta-feira (5). A ação faz parte do projeto Travessia Educacional do Jovem Estudante (TRAJE), e desenvolve junto aos adolescentes, dentro da disciplina Lazer, um […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Fora das salas de aula, alunos de 15 a 17 anos, da Escola Municipal Osvaldo Cruz, levarão um pouco de recreação e alegria aos idosos do Asilo São João Bosco nesta quarta-feira (5). A ação faz parte do projeto Travessia Educacional do Jovem Estudante (TRAJE), e desenvolve junto aos adolescentes, dentro da disciplina Lazer, um trabalho diferenciado com pessoas da terceira idade.

Segundo a técnica da Semed Christiane Fernandes, no último ano do projeto há o módulo Atividades Recreativas para a Terceira Idade, no qual os alunos organizam a programação da visita ao asilo, com a ajuda da professora Gabriela Morales, executam as atividades e no final avaliam o que foi realizado.

A ideia da disciplina é executar atividades para desenvolver o potencial criativo do estudante e inseri-lo no contexto profissional. “É importante estimular a auto-estima dos alunos quanto ao trabalho realizado por eles, bem como a integração com os idosos”, diz Christiane.

De acordo com a professora Gabriela Morales, no início do módulo foi trabalhado com os alunos documentários sobre a vida de idosos em asilos e o testemunho de profissionais que atuam nessa área. “Eles não tinham noção de que muitos velhinhos eram abandonados nesses lugares e ficaram sensibilizados”, diz a professora.

Gabriela conta que, apesar de ser apenas uma disciplina que faz parte da grade escolar, os alunos abraçaram a causa, e estão muito empolgados com a visita ao asilo. “O que era para ser apenas uma recreação, virou um ideal de trabalho social. Eles querem levar alegria aos idosos”.

A visita ao asilo será dividida nos turnos da manhã e da tarde, com 35 alunos em cada período, e acompanhada pela professora Gabriela Morales e a técnica da Semed Christiane Fernandes. A recreação terá música, dança, bate papo e jogos de tabuleiro.

Conteúdos relacionados