Ala petista de Dourados move recurso que ‘mela’ pacto com o DEM e briga por candidatura própria
Contrários à coligação afirmam que o acordo fora firmado numa prática considerada “antidemocrática”. Ao lado, Murilo Zauith, candidato do DEM e Dinanci Ranzi, que seria sua vice
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Contrários à coligação afirmam que o acordo fora firmado numa prática considerada “antidemocrática”. Ao lado, Murilo Zauith, candidato do DEM e Dinanci Ranzi, que seria sua vice
A Articulação de Esquerda, tendência interna do PT a que pertence o vereador Elias Ishy, que era pré-candidato a prefeitura de Dourados, entrou com um recurso junto à direção nacional do partido com a intenção de anular a coligação com o DEM em Dourados. Os dois partidos combinaram ontem que vão disputar juntos a prefeitura de Dourados, em eleição extra marcada para o dia 6 de fevereiro que vem.
O documento foi assinado pelo vice-presidente estadual do PT, Rubens Alves e pelos secretários de mobilização Ronaldo Sandim; secretária de direitos humanos Damarci Olivi; e de finanças Kelly Kristine Costa.
No recurso impetrado junto à direção nacional, os petistas de Mato Grosso do Sul afirmam que o encontro municipal realizado em Dourados “foi eivado de manobras e artimanhas antidemocráticas, como a decisão em levar as votações de forma aberta e não em urna. Estamos convictos que o objetivo foi constranger e pressionar os delegados e delegadas para votarem com a sua posição pró DEM, contra candidatura própria do PT.”
Ainda no recurso os petistas liderados por Elias Ishy pedem que seja considerada a proposta do PT de disputar as eleições municipais de Dourados marcada para seis de fevereiro com candidatura própria.
Os registros de candidaturas devem ser feitos até as 18h desta terça-feira, dia 4 de janeiro. Caso a decisão do recurso sai depois desta poderá haver uma reviravolta na eleição se a tese de candidatura própria vingar.
O TRE (Tribunal Regional Eleitoral) convocou nova eleição em Dourados porque o prefeito, o vice e 9 dos 12 vereadores da cidade foram presos em setembro passado por suposto envolvimento em um esquema de fraude em licitações.
O PT, conforme decisão de ontem, disputa a eleição como vice na chapa comandada pelo ex-vice-governador Murilo Zauith.
Eis o conteúdo do recurso movido pela ala petista contra a coligação com o DEM:
Recurso contra a decisão da Executiva Municipal que, desconsiderando a resolução da Comissão Executiva Nacional-CEN, resolveu levar a voto a aliança do PT com o DEM local.
Prezados companheiros (as),
Em 20 de dezembro a CEN expediu resolução a respeito das eleições extraordinárias no município de Dourados/MS. O conteúdo central da decisão concentrava-se em dois pontos: imposição de um calendário que fixou nova data ao Encontro Municipal para 30/12 e a vedação de que o PT de Dourados fosse levado, como desejava e deseja a maioria da direção municipal, a desertar do lançamento de CANDITAURA PRÓPRIA, opção de setores significativos do PT, para aliar-se ao DEM, apoiando o candidato desse partido à prefeitura da cidade.
No dia 29/12, respondendo à consulta formalizada pelo vice-presidente estadual do PT, Rubens Alves, o secretário nacional de organização reafirmou que a resolução do dia 20 era de caráter terminativo, sendo, obviamente, desnecessário levar a voto no encontro municipal uma coligação com o DEM.
Entendemos importante destacar que:
O encontro foi efetivamente realizado na data definida pela CEN, mas foi, basicamente, o único ponto da resolução nacional cumprido pela direção municipal. Contrariando a resolução nacional, o presidente municipal do PT de Dourados, sob orientação do secretário estadual de organização do PT – presente no encontro – colocou, na pauta do encontro, a proposta de apoio ao candidato do DEM, em troca, segundo eles, de 3 secretarias e, possivelmente, a vice, aprovando, através de voto aberto nominal por 63 a 47. Uma verdadeira afronta à resolução da CEN, considerada, insistentemente, uma MERA RECOMENDAÇÃO, cabendo ao encontro acatá-la ou não.
Entendemos que o encontro foi eivado de manobras e artimanhas antidemocráticas, como a decisão em levar as votações de forma aberta e não em urna. Estamos convictos que o objetivo foi constranger e pressionar os delegados e delegadas para votarem com a sua posição pró DEM, contra candidatura própria do PT.
Entendemos também como lamentável a decisão da Executiva Municipal em restringir o encontro, permitindo o acesso apenas aos delegados/as, de tal forma que existia mais filiados do lado de fora do encontro, clamando pela candidatura própria, expressada em personalidades presentes, como o reitor da UFGD, membros da Igreja, dirigentes sindicais e dos movimentos sociais – do que na plenária do encontro.
Face ao exposto, requeremos a anulação da decisão encaminhada pela mesa e tomada pelo encontro de apoio do PT ao candidato a prefeito do DEM.
Ao mesmo tempo, requeremos que seja considerada a proposta do PT de disputar as eleições municipais de Dourados, marcada para o dia 06 de fevereiro, com candidatura própria.
Solicitamos, ainda, que seja avaliado o comportamento da instância municipal e do secretário estadual de organização que participou e orientou os encaminhamentos feitos à revelia da legalidade interna, e que seja aplicado as medidas cabíveis e necessárias para restaurar a autoridade e a legitimidade das decisões superiores que foram desconsideradas.
Lembramos, por último, que temos calendário apertado, visto que o prazo para a convenção é no dia 2 de janeiro e o registro de candidaturas é em 4 de janeiro.
Atenciosamente
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Motociclista desvia de carro, cai em avenida e morre após outro veículo passar por cima de sua cabeça
Rapaz perdeu o equilíbrio ao desviar de um carro e acabou sendo atingido por outro enquanto estava caído no chão
Rapaz é encaminhado para pronto-socorro após ser esfaqueado na Orla Ferroviária em Campo Grande
Após sofrer o ferimento, vítima caminhou até a esquina da Calógeras com a Maracaju, onde pediu socorro a populares
Jovem de 20 anos é ameaçado após comprar pacote de conteúdo adulto em Campo Grande
Coagido, rapaz atendeu às ameaças do autor, que exigiu dinheiro para não divulgar conversas
Enfermeira procura polícia para denunciar paciente em Campo Grande
Paciente da Santa Casa chamou enfermeira de “gorda” e ainda ameaçou profissionais: “Vocês não servem pra nada”
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.