Agência de Metrologia realiza fiscalização de uniformes escolares
Durante esta semana, a Agência Estadual de Metrologia de Mato Grosso do Sul (AEM/MS), órgão delegado do Inmetro, realiza a fiscalização de uniformes escolares. Os fiscais do Inmetro visitarão fábricas e lojas do setor têxtil para comprovar se as etiquetas e os tecidos correspondem às normas da resolução do Conselho Nacional de Metrologia, Normalização e […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Durante esta semana, a Agência Estadual de Metrologia de Mato Grosso do Sul (AEM/MS), órgão delegado do Inmetro, realiza a fiscalização de uniformes escolares. Os fiscais do Inmetro visitarão fábricas e lojas do setor têxtil para comprovar se as etiquetas e os tecidos correspondem às normas da resolução do Conselho Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Conmetro) 02/08.
A atividade, que faz parte da Operação “Volta às Aulas”, é intensificada com a proximidade do início das aulas, período em que aumenta a procura por uniformes escolares.
Dicas ao Consumidor
Conforme informações da diretora técnica da AEM/MS, Luciana Boni Cogo, os itens que devem fazer parte obrigatoriamente de uma etiqueta têxtil são:
• Marca ou Razão Social;
• CNPJ;
• Composição (porcentagem de algodão, viscose, linho, etc.);
• Conservação (símbolos de conservação);
• País de Origem e
• Indicação de Tamanho.
“O consumidor deve observar que todas as informações de uma etiqueta devem estar no idioma do país de consumo, ou seja, em português. Os produtos importados ou que tenham etiqueta em outro idioma devem apresentar uma segunda etiqueta em língua portuguesa. Realizamos esta atividade para que o cidadão adquira um produto adequado e que atenda às normas exigidas”, lembra Luciana.
Em relação aos símbolos de conservação, a sequência obrigatória é: lavagem, alvejamento, secagem em tambor rotativo, passadoria e limpeza profissional. Os símbolos adicionais, quando utilizados, como por exemplo secagem natural, deverão estar posicionados após e/ou separadamente dos símbolos normalizados acima descritos.
Aqueles que tenham interesse em saber o significado dos símbolos de conservação podem adquirir a NBR 3758:2006 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), em que constam todas as informações acerca da simbologia.
Caso sejam constatadas irregularidades nos produtos têxteis, as equipes de fiscalização da AEM/MS retiram os produtos de comercialização. O comerciante tem um prazo para apresentar a nota fiscal e a defesa.
Ouvidoria
A AEM/MS pode esclarecer dúvidas caso o consumidor suspeite de algum problema no que diz respeito às etiquetas dos uniformes pelo telefone 0800 67 52 20.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Jovem de 20 anos é ameaçado após comprar pacote de conteúdo adulto em Campo Grande
Coagido, rapaz atendeu às ameaças do autor, que exigiu dinheiro para não divulgar conversas
Enfermeira procura polícia para denunciar paciente em Campo Grande
Paciente da Santa Casa chamou enfermeira de “gorda” e ainda ameaçou profissionais: “Vocês não servem pra nada”
Golpe do voucher: criminosos usam nome de restaurante para hackear pessoas em Campo Grande
Alerta! Conta falsa no Instagram está se passando por um restaurante de Campo Grande e aplicando golpes em moradores da capital
Semana começa com 3556 vagas de emprego em Mato Grosso do Sul
São 956 vagas para a capital que abrangem diversas áreas e níveis de escolaridade
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.