75 mil pessoas podem perder benefício da tarifa social se não fizerem o recadastramento na Enersul
A Aneel (Agencia Nacional de Energia Elétrica) determinou o recadastramento da tarifa social para estabelecer o perfil sócio-econômico das famílias de baixa renda. O ajuste desta vez foi para a faixa de consumo entre 41 até 64kw horas por mês. Quem deixou de comparecer na Enersul (Empresa Empresa de Energia Elétrica de Mato Grosso do […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A Aneel (Agencia Nacional de Energia Elétrica) determinou o recadastramento da tarifa social para estabelecer o perfil sócio-econômico das famílias de baixa renda. O ajuste desta vez foi para a faixa de consumo entre 41 até 64kw horas por mês. Quem deixou de comparecer na Enersul (Empresa Empresa de Energia Elétrica de Mato Grosso do Sul S.A.) perdeu o desconto sobre a tarifa apenas nesse intervalo. Os consumidores perderão gradativamente o percentual concedido e, no dia 01 de novembro, perderão totalmente.
De acordo com a Assessoria de Comunicação da Enersul, não há motivos para se preocupar com uma alta expressiva na conta de energia. Pois todos vão continuar tendo desconto de 65% nos 30 primeiros kWh/mês e mais 40% no intervalo de 31 a 40 kwh/mês até os meses de outubro e novembro, datas para conclusão dessas duas faixas de consumo, respectivamente.
No entanto, até o momento, apenas 50, 8 mil clientes da Enersul estão cadastrados com o NIS(Número de Inscrição Social), requisito básico para o benefício na redução da conta. Pelos levantamentos da Secretaria Estadual de Assistência Social, que tem a gestão sobre a aprovação e a concessão dos benefícios dos Programas Sociais, existem outras 75 mil famílias com NIS que podem buscar o benefício dos expressivos descontos nas faixas de consumo de energia elétrica.
Recadastramento
É possível voltar a receber o benefício no mês seguinte, quem for a uma loja da Enersul e fizer o recadastramento, apresentando o NIS , que certifica a condição de baixa renda do cliente, ter renda per capta de meio salário mínimo por mês, documentos pessoais, e mais a conta de energia.
Os benefícios do programa são redução de 65% sobre a tarifa nos primeiros 30 kwh, de 40% sobre o valor da energia consumida entre 31 KWh e 10% entre 101 e 220 kWh. Como muitos deixam de fazer o recadastramento, a Enersul tem feito divulgação sistemática desses critérios e treinado seus colaboradores para atenderem essas famílias nas 73 cidades de sua área de concessão.
Com o recadastramento, o critério anterior, que de deixa de existir a partir de 1° de dezembro, levava em conta a faixa de consumo médio de até 79 kWh. Para a Assessoria da Enersul, isso favorecia donos de imóveis de luxo com pouco uso, casas de veraneio, chácaras como a do Parque dos Poderes e até pesqueiros no Pantanal, um privilégio da tarifa baixa a empresários e à consumidores da classes A e B.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Com feira de adoção e desfile de pets, ação em shopping de Campo Grande reforça combate ao abandono animal
Evento foi realizado no shopping Bosque dos Ipês, na tarde deste sábado (14)
Grupo especializado em roubo de camionetes é ligado a facção e usava codificador de chaves
Investigações mostram que ordens de furtos vinham de presídio de Mato Grosso
Lula segue internado e fará exames de sangue, diz boletim médico
Alta está prevista para a próxima semana
Banco Central leiloará US$ 3 bilhões na 2ªfeira para segurar o dólar
Dinheiro das reservas será vendido com compromisso de recompra
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.