Vestibular da Uems é substituído pelo Enem
Os interessados em conquistar uma vaga no próximo ano para os cursos de graduação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems) devem fazer o Exame Nacional do Ensino Médio – Enem 2010 ou usar a nota obtida no Enem 2009. O Conselho Superior da Universidade decidiu hoje (30) aderir de forma integral ao […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Os interessados em conquistar uma vaga no próximo ano para os cursos de graduação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems) devem fazer o Exame Nacional do Ensino Médio – Enem 2010 ou usar a nota obtida no Enem 2009.
O Conselho Superior da Universidade decidiu hoje (30) aderir de forma integral ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Para o reitor, Gilberto Arruda, “esta iniciativa da Uems demonstra uma atitude arrojada e o amadurecimento dos nossos conselheiros, uma vez que extingui o seu próprio vestibular que realiza há 15 anos, para adotar o sistema de seleção unificada do governo federal”, diz.
As inscrições para o Enem estão abertas desde o dia 21 de junho. Os interessados em fazer a prova este ano devem se cadastrar, exclusivamente pela internet, até o dia 9 de julho. Os alunos de escolas públicas estão isentos do pagamento da taxa de inscrição, que custa R$ 35. “Isto significa que estes alunos estarão isentos do pagamento da taxa de inscrição do vestibular Uems”, esclarece o reitor da instituição.
A prova do Enem acontece nos dias 6 e 7 de novembro e a nota deste pode ser usada pelos estudantes para entrar na Uems, bem como em outras universidades públicas e particulares, que aderirem ao Sisu. Além disso, a realização da prova é pré-requisito para obtenção de bolsas de estudos do Programa Universidade para Todos (ProUni) e para adquirir o certificados de conclusão do ensino médio de jovens e adultos.
Segundo o Ministério da Educação (MEC), neste ano as provas do Enem terão a mesma estrutura da aplicada no ano anterior, com um total de 180 questões. Serão quatro testes de múltipla escolha nas áreas de linguagem, ciências da natureza, matemática e ciências humanas, com 45 questões cada e uma redação. A grande novidade é a inclusão de língua estrangeira (inglês ou espanhol) na área de linguagens.
No primeiro dia do Enem, em 6 de novembro, os candidatos farão exames de ciências da natureza e ciências humanas, das 13 às 17h30. No dia 7, é a vez de matemática, linguagens e da redação, das 13 às 18h30. A expectativa do Ministério da Educação (MEC) é de que pelo menos 6 milhões de alunos participem do exame.
Em Mato Grosso do Sul, o total de participantes deve aumentar significativamente, já que a Uems vai usar o Enem para substituir o seu vestibular. “Trata-se de uma mudança radical de paradigma e de acordo com a missão da Uems: maior democratização ao acesso no ensino superior e inclusão social. É a primeira Universidade Estadual do Centro-Oeste a aderir integralmente ao Sisu”, finaliza o reitor.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Bia Ferreira bate francesa e mantém cinturão de campeã mundial de boxe
Após 10 rounds, brasileira venceu em decisão unânime dos juízes
Defesa de Braga Netto nega obstrução nas investigações
Ex-ministro foi preso pela Polícia Federal no Rio de Janeiro
Motociclista desvia de carro, cai em avenida e morre após outro veículo passar por cima de sua cabeça
Rapaz perdeu o equilíbrio ao desviar de um carro e acabou sendo atingido por outro enquanto estava caído no chão
Rapaz é encaminhado para pronto-socorro após ser esfaqueado na Orla Ferroviária em Campo Grande
Após sofrer o ferimento, vítima caminhou até a esquina da Calógeras com a Maracaju, onde pediu socorro a populares
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.