O medalhista olímpico Vanderlei Cordeiro de Lima, bronze na maratona de Atenas em 2004, esteve, durante todo o dia de ontem (22), em Campo Grande para divulgar as inscrições para a edição 2010 da Meia-Maratona Internacional do Pantanal Volta das Nações, que será realizada pelo Sesi em parceria com a TV Morena no próximo dia 10 de outubro com largada e chegada em frente ao Centro de Convenções e Exposições Albano Franco, na Capital.

Como primeiro compromisso em Campo Grande, Vanderlei Cordeiro acompanhou e até adesivou os veículos que passaram em frente ao Edifício Casa da Indústria, na Avenida Afonso Pena. “É importante fazer a divulgação da Volta das Nações por meio da adesivagem, pois se trata de mais um incentivo para que as pessoas participem da competição no próximo dia 10 de outubro. Muitas pessoas ainda não sabem que, além da meia-maratona de 21 km e da corrida de 10 km, tem a caminhada de 6 km e elas não podem perder a oportunidade de participar, concorrendo a um automóvel 0 km”, destacou.

Logo depois da adesivagem, o maratonista e padrinho da Volta das Nações foi até o Parque Belmar Fidalgo, onde correu e aproveitou para colher inscrições das pessoas que se utilizavam do local para fazerem atividades físicas. “As pessoas foram muito receptivas e estão interessadas em participar das provas, pois sabem da importância da atividade física para se ter uma vida saudável”, lembrou, reforçando que a meta é receber até 8 mil inscrições até o dia 1º de outubro.

O estudante Rafael Gomes, que praticava Cooper no Belmar Fidalgo, foi abordado por Vanderlei Cordeiro e aceitou o convite para participar da Volta das Nações. “Depois de um convite deste e feito por uma pessoa tão especial como o Vanderlei, não tem como eu não participar da competição. Por isso, vou me inscrever agora”, garantiu.

Para o veterinário Oscar Bastos, participar da meia-maratona é quase uma obrigação depois do convite feito pelo medalhista olímpico Vanderlei Cordeiro. “Vou me inscrever agora para participar da competição e quem sabe ganhar o carro que será sorteado no fim das provas”, informou. A comerciante Derci Soares também vai participar da Volta das Nações, mas da caminhada de 6 km. “Quero participar e quem sabe levar o carro para a casa”, disse, informando que começou a fazer caminhadas depois de problemas cardíacos.

Visita

O maratonista explicou para Sérgio Longen e Luiz Cláudio Fornari que, diferentemente das medalhas de ouro, prata e bronze, a medalha de Pierre de Coubertin não tem relação com o desempenho técnico do competidor, mas com suas qualidades morais e éticas e a demonstração do mais puro espírito esportivo em situações difíceis ou inusitadas acontecidas durante as disputas. “Ela é considerada pelo COI como sua mais alta honraria, tendo sido outorgada até hoje apenas a alguns atletas que participaram das Olimpíadas, alguns deles depois de mortos”, detalhou, informando que além dele também já ganharam a honraria o canadense Lawrence Lemieux, o alemão Lutz Long, o tcheco Emil Zátopek e o austríaco Hubert Raudaschl.

O presidente da Fiems ficou honrando de ver de perto a medalha de Pierre de Coubertin e a medalha de bronze da Olimpíada de Atenas, destacando a satisfação de contar pelo segundo ano com Vanderlei Cordeiro como padrinho da Volta das Nações. “Hoje, graças ao bom trabalho realizado no ano passado, a nossa prova já é esperada pelas pessoas de Campo Grande, do Estado e até de outros Estados e países. Esperamos que neste ano possamos repetir o sucesso do ano passado e acredito estarmos no caminho certo para isso”, analisou.

Serviço – As inscrições podem ser feitas pelo site www.voltadasnacoes.ms.sesi.org.br ou diretamente no quiosque montado no Shopping Campo Grande e nas escolas do Sesi da Capital localizadas na Avenida Afonso Pena, 3.123, Centro, e na Rua Alberto Lamego, 130, Bairro Santa Luzia.