Três Lagoas: CREAS registra 63 denúncias contra o idoso em 2010

O Creas (Centro de Referência Especializada de Assistência Social) registrou 63 denúncias contra idosos neste ano. Para a assistente social e coordenadora do Creas, Vera Lucia Rodrigues Reno, o índice é considerado baixo e esse é um ponto favorável. Conforme Vera, a denúncia que mais chega até o Creas é de negligência, em segundo lugar […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O Creas (Centro de Referência Especializada de Assistência Social) registrou 63 denúncias contra idosos neste ano. Para a assistente social e coordenadora do Creas, Vera Lucia Rodrigues Reno, o índice é considerado baixo e esse é um ponto favorável.

Conforme Vera, a denúncia que mais chega até o Creas é de negligência, em segundo lugar está o abandono e em terceiro maus tratos. As denúncias chegam por meio de familiares, vizinhos ou amigos.

Vera explica que a negligência é registrada junto ao abandono; assistentes sociais têm intensificado ações para que este quadro mude. Para isso reuniões com familiares de idosos, vítimas de abandonos são realizadas com frequencia, caso a situações não mude, é necessário encaminhar o caso ao MP (Ministério Público).

Há casos em que a própria família recorre ao Creas para solicitar ajuda alegando que não tem condição financeira de cuidar de seus pais, avós ou tios que são idosos. Nestes casos, a alternativa é encaminhar a Assistência Social para que eles sejam acompanhados.

Outra preocupação do Creas é que alguns idosos moram sozinhos e muitas vezes sofrem com a solidão ou até com algum tipo de doença justamente por não terem coragem de pedir por socorro; eles acham que incomodam seus familiares, por isso sofrem calados.

Em casos de maus tratos, a opção é ajudar o idoso a registrar um boletim de ocorrência. Geralmente a principal suspeita é a própria família.

DELEGACIA BENEFIARÁ O IDOSO

Três Lagoas aguarda a implantação Delegacia do Idoso, Adolescente e Criança. Solicitada e aprovada desde junho deste ano, autoridades aguardam a liberação do Conselho Superior, em Campo Grande.

De acordo com o delegado regional Vitor José Fernandes, a delegacia funcionará junto ao novo prédio da DAM (Delegacia de Atendimento à Mulher) e terá como delegado responsável Alberto Cézar Batista Vieira.

Conforme o delegado, implantar a nova delegacia no município será um avanço, pois os idosos, adolescentes e crianças merecerem atendimento específico. “Com a nova delegacia, os casos que envolvem o público alvo serão resolvidos com mais eficácia”, finaliza.

Conteúdos relacionados