Três brasileiros estão entre os 250 maiores varejistas do mundo
Três marcas brasileiras estão entre os 250 maiores varejistas do mundo, segundo pesquisa feita pela Deloitte, em parceria com a revista “Stores”. Pão de Açúcar (92º), Casas Bahia (131º) e Lojas Americanas (200º) são as representantes do país no ranking, encabeçado pelo norte-americano Wal-Mart (veja a lista completa). Carrefour, da França, Metro, da Alemanha, e […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Três marcas brasileiras estão entre os 250 maiores varejistas do mundo, segundo pesquisa feita pela Deloitte, em parceria com a revista “Stores”. Pão de Açúcar (92º), Casas Bahia (131º) e Lojas Americanas (200º) são as representantes do país no ranking, encabeçado pelo norte-americano Wal-Mart (veja a lista completa).
Carrefour, da França, Metro, da Alemanha, e Tesco, do Reino Unido, ocupam segundo, terceiro e quarto lugares, respectivamente. O relatório considera os dados publicados pelas empresas a respeito do ano fiscal de 2008 (incluindo anos fiscais encerrados até junho de 2009).
A pesquisa aponta ainda que os varejistas enfrentaram um ambiente extremamente desafiador enquanto os consumidores se tornaram mais cautelosos e reduziram seus gastos em meio à crise internacional.
As vendas e os lucros das 250 maiores redes do setor no ano fiscal de 2008 refletiram esse impacto, mostram os dados. Sessenta e um varejistas tiveram queda nas vendas no período, contra 44 em 2007. Além disso, as vendas reais do grupo subiram menos em 2008: 6,3%, ante 7,6% no ano anterior.
“Com o crescimento nas vendas reduzido pelos consumidores preocupados com a recessão, a lucratividade também caiu. A margem de lucro líquido passou de 3,7% em 2007 para 2,4% no ano fiscal de 2008, encerrando a tendência de contínua melhora no índice nos últimos anos”, diz a pesquisa.
As vendas combinadas dos 250 maiores varejistas no período ultrapassou US$ 3,8 trilhões, crescimento anual de 5,5%. De acordo com o texto, parte desse aumento reflete o crescimento das vendas nominais e parte foi influenciada pela mudança na composição da lista.
Além disso, as vendas do varejo ficaram um pouco mais concentradas nas mãos das dez maiores redes do mundo em 2008. Com vendas combinadas em cerca de US$ 1,2 trilhão, os líderes da lista foram responsáveis por 30,2% do total dos 250 maiores, contra um percentual de 29,6% um ano antes.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Motociclista desvia de carro, cai em avenida e morre após outro veículo passar por cima de sua cabeça
Rapaz perdeu o equilíbrio ao desviar de um carro e acabou sendo atingido por outro enquanto estava caído no chão
Rapaz é encaminhado para pronto-socorro após ser esfaqueado na Orla Ferroviária em Campo Grande
Após sofrer o ferimento, vítima caminhou até a esquina da Calógeras com a Maracaju, onde pediu socorro a populares
Jovem de 20 anos é ameaçado após comprar pacote de conteúdo adulto em Campo Grande
Coagido, rapaz atendeu às ameaças do autor, que exigiu dinheiro para não divulgar conversas
Técnica de enfermagem procura polícia para denunciar paciente em Campo Grande
Paciente da Santa Casa chamou enfermeira de “gorda” e ainda ameaçou profissionais: “Vocês não servem pra nada”
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.