TRE recebe quase 600 denúncias; compra de votos é destaque

O disque-denúncia do TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral) de Mato Grosso do Sul recebeu entre 13/07/2010 a 02/10/2010 598 reclamações de irregularidades nestas eleições. O destaque do balanço divulgado hoje é a compra de votos. Foram 109 queixas ou 18% do total, superando a denúncia de placas e outdoors irregulares que liderava o ranking até então. […]

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O disque-denúncia do TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral) de Mato Grosso do Sul recebeu entre 13/07/2010 a 02/10/2010 598 reclamações de irregularidades nestas eleições. O destaque do balanço divulgado hoje é a compra de votos. Foram 109 queixas ou 18% do total, superando a denúncia de placas e outdoors irregulares que liderava o ranking até então. Agora, essa modalidade empata com a reunião de caráter político eleitoral com 77 denúncias, 13%.

Houve ainda 45 (8%) denúncias de bandeiras, cartazes e faixas móveis em locais inadequados e 26 (4%) de propaganda em bens públicos ou de uso comum (postes, viadutos, cinemas, igrejas,…), além de folhetos, adesivos, volantes e outros impressos que totalizaram 24 (4%).

Ao todo são 20 tipos de irregularidades cadastradas. Veja a tabela completa baixo.

Ontem, durante entrevista coletiva, na sede do órgão, que as denúncias de compra de votos recebidas até agora “não representam mais e nem menos do que as eleições anteriores”.

Até então, as denúncias de compra de votos não representavam a maioria entre os tipos de reclamação, mas as queixas aumentam conforme a proximidade com o pleito que será amanhã a partir das 8 horas.

O serviço Disque Denúncia do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul está em regime de plantão 24h, por meio do telefone 3326-8073 ou do e-mail [email protected]

Veja tipo e quantidade de denúncias cadastradas no TRE-MS até hoje.

Compra de votos ————————————-109 (18%)

Brindes (camisetas, bonés, chaveiros, canetas,…) ——4 (1%)

Reunião de caráter político-eleitoral ——————-77 (13%)

Caminhadas, carreatas, passeatas ———————12 (2%)

Comícios e showmícios ——————————–8 (1%)

Debates, bate-papo, entrevistas ————————5 (1%)

Propaganda eleitoral no rádio e televisão —————6 (1%)

Placas e Outdoors ————————————-77 (13%)

Folhetos, adesivos, volantes e outros impressos ——–24 (4%)

Propaganda eleitoral na imprensa escrita —————-5 (1%)

Doações feitas por candidato, partido ou coligação —–19 (3%)

Dia da eleição——————————————-1 (0%)

Denúncia – Interior ————————————-11 (2%)

Internet ————————————————-4 (1%)

Utilização de símbolos e imagens ————————5 (1%)

Servidor público —————————————-9 (2%)

Outros ————————————————-141 (24%)

Propaganda em bens públicos ou de uso comum (postes, viadutos, igrejas,…) 26 (4%)

Bandeiras, cartazes e faixas móveis———————- 45 (8%)

Uso de alto-falantes, amplificadores de som ou similares –10 (2%)

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