Terremoto de 7,1 graus sacode o sul das Ilhas Salomão

Um terremoto de 7,1 graus de magnitude na escala Richter atingiu neste domingo as águas ao sul das Ilhas Salomão, sem que por enquanto se tenha declarado alerta de tsunami, nem informações sobre vítimas ou danos. O terremoto ocorreu às 20h40 no horário local (06h40 em Brasília) a 97 quilômetros ao oeste da cidade de […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Um terremoto de 7,1 graus de magnitude na escala Richter atingiu neste domingo as águas ao sul das Ilhas Salomão, sem que por enquanto se tenha declarado alerta de tsunami, nem informações sobre vítimas ou danos.

O terremoto ocorreu às 20h40 no horário local (06h40 em Brasília) a 97 quilômetros ao oeste da cidade de Kira e a 211 quilômetros ao sudeste da capital, Hoinara, informou o Serviço Geológico dos Estados Unidos. Seu epicentro foi identificado a 52 quilômetros de profundidade sob o nível do mar.

O Centro de Alertas de Tsunami do Pacífico descartou maremoto, embora tenha indicado que existe risco de o litoral próximo ao local onde ocorreu o terremoto registrar ondas fortes. As Ilhas Salomão, situadas ao leste de Papua Nova Guiné, estão dentro do “Anel de Fogo” do Pacífico, uma área de grande atividade sísmica e vulcânica que é atingida anualmente por 7 mil tremores, a maior parte deles moderados.

Em abril de 2007, um terremoto de 8,1 graus na escala Richter gerou um tsunami que matou 30 pessoas e arrasou parte da cidade de Gizo.

Conteúdos relacionados