Temporal comprometeu ao menos oito pontes em Figueirão
O levantamento preliminar dos estragos causados pela chuva que caiu na noite de sábado e madrugada de domingo em Figueirão aponta que ao menos oito pontes foram danificadas. Os danos ocorreram em estradas da zona rural do município. A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec-MS) recebeu hoje (23) informações preliminares da Prefeitura e repassou orientações […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O levantamento preliminar dos estragos causados pela chuva que caiu na noite de sábado e madrugada de domingo em Figueirão aponta que ao menos oito pontes foram danificadas. Os danos ocorreram em estradas da zona rural do município.
A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec-MS) recebeu hoje (23) informações preliminares da Prefeitura e repassou orientações para ajustes na elaboração do documento chamado Notificação Preliminar de Desastre (Nopred). De acordo com o chefe da Cedec, coronel Ociel Ortiz Elias, a versão definitiva desse documento deve chegar amanhã, com documentação fotográfica dos estragos.
A Nopred é a primeira comunicação oficial de desastre, que deve ser encaminhada à Secretaria Nacional de Defesa Civil, do Ministério da Integração Nacional, até cinco dias após a ocorrência, para andamento de pedidos de recursos. “O governador assumiu com representantes do município que estiveram em Campo Grande na segunda-feira o compromisso de prestarmos todo o auxílio necessário para ajudar na recuperação. Estamos acompanhando o levantamento, fazendo as orientações e correções, para que toda a documentação esteja dentro do que prevê a regulamentação”, diz o coordenador.
Bela Vista, outro município também atingido por temporal no fim de semana, também deve enviar até amanhã o documento inicial de registro da ocorrência. Conforme as informações obtidas até agora pela Cedec, em função da chuva forte houve duas situações de desastre. A primeira foi a queda de granizo, durante o temporal, que comprometeu em torno de 200 casas. O grande volume de água na cabeceira do Rio Apa desencadeou no outro dia a elevação do rio, provocando alagamento em moradias de famílias ribeirinhas. Duas notificações preliminares deverão ser remetidas à Defesa Civil Estadual para formalizar a primeira comunicação da ocorrência no Sedec nacional.
Após as Nopreds, as prefeituras precisam providenciar os relatórios mais detalhados e registros de imagens que irão compor o processo de solicitação de recurso para restauração dos serviços comprometidos e auxílio às famílias prejudicadas.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Campo Grande amanhece chuvosa e MS permanece em alerta de tempestade
Previsão indica chuva intensa com vento e raios
De desmatamento a improbidade administrativa, MPMS arquiva 42 inquéritos civis
Interessados terão dez dias para juntar documentos aos autos
Seca que atingiu MS em 2024 invadiu 59% do território brasileiro e é a maior da história
Segundo o Cemaden, a seca severa que afeta o Pantanal começou em 2019 e persiste até hoje
Motociclista morre na Gunter Hans ao bater em meio-fio e ser arremessado por 11 metros
Motociclista não conseguiu parar, passou por cima da cabeça da vítima e fugiu do local
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.