Sobe para 371 o número de pedidos de registro de candidatura
Foram cinco pedidos de candidatura a deputado federal e 13 a deputado estadual, que somados aos outros pedidos, totalizam 371 pedidos
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Foram cinco pedidos de candidatura a deputado federal e 13 a deputado estadual, que somados aos outros pedidos, totalizam 371 pedidos
O Tribunal Regional Eleitoral [TRE] divulgou hoje que, além dos 342 pedidos de registro de candidaturas feitos pelos partidos e coligações no dia 5.7.2010 e dos 11 processos principais, em que será verificada a regularidade dos partidos e das coligações, o Tribunal Regional Eleitoral recebeu mais 18 pedidos individuais de registro de candidatura. Foram cinco pedidos de candidatura a deputado federal e 13 a deputado estadual, que somados aos outros pedidos, totalizam 371 pedidos.
De acordo com o TRE a legislação permite que os candidatos, partidos, coligações e o Ministério Público impugnem os pedidos no prazo de 5 dias, contados da publicação do respectivo edital. Desta forma, o prazo para impugnação dos registros solicitados nos editais referentes aos 353 pedidos feitos pelos partidos e coligações (11 principais e 342 de candidatos) termina hoje.
Já os novos registros individuais recebem novo prazo que vai até o próximo dia 18.
Falhas
Após os registros de candidaturas entregues na semana passada, o TRE divulgou que em análise preliminar de 353 processos apresentados pelos partidos e coligações, já foram expedidos 340 mandados de intimação alertando os candidatos sobre falhas na documentação.
A maioria das intimações trata da não-apresentação de documentos obrigatórios, como certidões criminais e cíveis, comprovante de escolaridade e, no caso de servidores públicos, de documento comprobatório de sua desincompatibilização.
Outra candidatura ficaram sem a assinatura do candidato no formulário RRC, autorizando o partido a requerer o seu registro, e de casos de apresentação de uma mesma fotografia para mais de um candidato, bem como de fotografia com tamanho diferente ao do exigido pela legislação .
O secretário judiciário Hardy Waldschmidt, entende que isso compromete o julgamento dos processos até o dia 5 de agosto, prazo previsto no calendário eleitoral, e frisa que embora a legislação eleitoral obrigue candidatos, partidos e coligações a fornecer um número de telefone com aparelho de fax, para receber intimações da Justiça Eleitoral, a Secretaria Judiciária vem enfrentando dificuldades para notificar alguns candidatos e até mesmo partidos, porque muitas vezes, o número fornecido não corresponde ao de um fax, ou não atende, ou então, encontra-se com defeito , o que impossibilita a Justiça Eleitoral de promover a notificação.
Para o presidente do Tribunal, Des. Luiz Carlos Santini, “muitas das situações apontadas demonstram desrespeito à legislação eleitoral, desconsideração com o poder judiciário e evidenciam a desorganização de alguns partidos e coligações, além de configurar a desídia daqueles candidatos, que sequer providenciaram todos os documentos necessários para disputar uma eleição”, diz.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Motociclista desvia de carro, cai em avenida e morre após outro veículo passar por cima de sua cabeça
Rapaz perdeu o equilíbrio ao desviar de um carro e acabou sendo atingido por outro enquanto estava caído no chão
Rapaz é encaminhado para pronto-socorro após ser esfaqueado na Orla Ferroviária em Campo Grande
Após sofrer o ferimento, vítima caminhou até a esquina da Calógeras com a Maracaju, onde pediu socorro a populares
Jovem de 20 anos é ameaçado após comprar pacote de conteúdo adulto em Campo Grande
Coagido, rapaz atendeu às ameaças do autor, que exigiu dinheiro para não divulgar conversas
Técnica de enfermagem procura polícia para denunciar paciente em Campo Grande
Paciente da Santa Casa chamou enfermeira de “gorda” e ainda ameaçou profissionais: “Vocês não servem pra nada”
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.