Setor de panificação diz que preço do pão não vai subir

A aplicação de uma sobretaxa sobre a importação do trigo dos Estados Unidos não causará aumento no preço do pão ou das massas, disse hoje (9) o presidente da Associação Brasileira de Indústria da Panificação (Abip), Alexandre Pereira. A entidade representa 63 mil padarias no país. “Não terá nenhum impacto. Isso é absoluta especulação. Os […]
| 10/03/2010
- 01:24
Setor de panificação diz que preço do pão não vai subir

A aplicação de uma sobretaxa sobre a importação do trigo dos Estados Unidos não causará aumento no preço do pão ou das massas, disse hoje (9) o presidente da Associação Brasileira de Indústria da Panificação (Abip), Alexandre Pereira. A entidade representa 63 mil padarias no país.

“Não terá nenhum impacto. Isso é absoluta especulação. Os volumes que o Brasil importa do trigo norte americano são números risíveis. Para você ter ideia, em 2008 nós importamos menos de 10%, foi um ano de crise, e em 2009 foi menos de 2%”, afirmou.

Ontem (8), a Câmara de Comércio Exterior (Camex) anunciou que poderá sobretaxar o trigo norte-americano como parte da retaliação autorizada pela Organização Mundial do Comércio (OMC) à prática do governo dos Estados Unidos de pagar subsídios aos produtores de algodão.

De acordo com Alexandre Pereira, o Brasil tem outras possibilidades de importação, como o trigo canadense, e de países europeus. Hoje, cerca de 90% do trigo importado do país vem da Argentina.

“As pessoas às vezes criam um fato e, de um fato, querem gerar um factoide para criar ambiente de aumento de preço. Eu acho isso uma irresponsabilidade. Somos absolutamente contrários a esse tipo de estratégia. Achamos que não há motivo para ter qualquer tipo de aumento. Isso é uma estratégia comercial do setor de trigo”, disse.

Veja também

Fenômeno foi constatado na galáxia Grande Nuvem de Magalhães

Últimas notícias