Sesau organiza ações para o Dia mundial de luta contra a hanseníase
A Secretaria Municipal de Saúde definiu as ações que serão desenvolvidas para o Dia mundial de luta contra a hanseníase (31 de janeiro). No dia 29 de janeiro, os profissionais da UBS (Unidade Básica de Saúde) São Francisco irão examinar os “comunicantes dos pacientes” (familiares e pessoas em contato mais próximo com os doentes) para […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A Secretaria Municipal de Saúde definiu as ações que serão desenvolvidas para o Dia mundial de luta contra a hanseníase (31 de janeiro). No dia 29 de janeiro, os profissionais da UBS (Unidade Básica de Saúde) São Francisco irão examinar os “comunicantes dos pacientes” (familiares e pessoas em contato mais próximo com os doentes) para o diagnóstico precoce da doença.
De acordo com a gerente técnica da Vigilância Epidemiológica, Sueli Almeida, “os comunicantes são considerados o grupo de maior risco de contágio da hanseníase por causa do contato domiciliar”. Ela informa que, em 2009, foram diagnosticados 134 novos casos da doença.
A campanha de combate à hanseníase, que conta com a parceria do Hospital São Julião, não se restringirá a UBS São Francisco. “Vamos orientar todas as unidades de saúde do município para intensificarem as atividades educativas e a busca de casos novos da doença”, esclarece Juliana. A proposta da Sesau é de começar a ação educativa no dia 25 de janeiro e entendê-la durante todo o mês de fevereiro.
As unidades básicas de saúde do município estão preparadas para fazer o diagnóstico da hanseníase e o acompanhamento do tratamento. O CEM (Centro de Especialidades Municipal) é uma referência secundária da doença, oferecendo a especialidade médica adequada (dermatologia) para o atendimento aos pacientes. Nos casos em que é necessária a internação, os hospitais São Julião e Universitário são as referências terciárias da hanseníase.
A doença é causada por um parasita (bacilo de Hansen) que ataca a pele e os nervos periféricos. A hanseníase se manifesta com o aparecimento de manchas dormentes, de cor avermelhada ou esbranquiçada, em qualquer parte do corpo. Outros sintomas característicos são placas, caroços, inchaço, fraqueza muscular e dor nas articulações.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Motociclista desvia de carro, cai em avenida e morre após outro veículo passar por cima de sua cabeça em Campo Grande
Rapaz acabou perdendo o equilíbrio ao desviar de um carro e acabou sendo atingido por outro enquanto estava caído no chão
Rapaz é encaminhado para pronto-socorro após ser esfaqueado na Orla Ferroviária em Campo Grande
Após sofrer o ferimento, vítima caminhou até a esquina da Calógeras com a Maracaju, onde pediu socorro a populares
Jovem de 20 anos é ameaçado após comprar pacote de conteúdo adulto em Campo Grande
Coagido, rapaz atendeu às ameaças do autor, que exigiu dinheiro para não divulgar conversas
Enfermeira procura polícia para denunciar paciente em Campo Grande
Paciente da Santa Casa chamou enfermeira de “gorda” e ainda ameaçou profissionais: “Vocês não servem pra nada”
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.