Segunda edição do MS Florestal será lançada dia 25 na Expogrande

Acontece entre os dias 7 e 9 de junho o 2º Congresso Florestal de Mato Grosso do Sul – MS Florestal 2010. Para lançar o evento, o governo do Estado, a Associação dos Produtores e Consumidores de Florestas Plantadas de Mato Grosso do Sul (Reflore/MS), a Painel Florestal e o Sebrae/MS promovem dia 25 de […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Acontece entre os dias 7 e 9 de junho o 2º Congresso Florestal de Mato Grosso do Sul – MS Florestal 2010. Para lançar o evento, o governo do Estado, a Associação dos Produtores e Consumidores de Florestas Plantadas de Mato Grosso do Sul (Reflore/MS), a Painel Florestal e o Sebrae/MS promovem dia 25 de março o lançamento do Prêmio Florestal de Jornalismo. O ato acontece a partir das 16 horas, no estande da Secretaria de Produção (Seprotur), durante a 72ª Expogrande.

“A nova edição do MS Florestal vem para consolidar este certame como referência para o setor, discutindo temas de grande relevância, como mercado, meio ambiente e logística. A idéia do prêmio é ótima, pois vem para aproximar a imprensa desse novo segmento que nos últimos anos tem contribuído de forma expressiva na economia do Estado”, destaca a secretária da Seprotur, Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias.

O congresso, que esse ano tem como tema o “Desenvolvimento Sustentável”, vai reunir empresários, produtores rurais, pesquisadores, profissionais liberais, consultores e outros segmentos da sociedade. A proposta é discutir a expansão do setor, seu desenvolvimento sustentável, sensibilizando e esclarecendo sobre as oportunidades representadas por este novo cenário sócioeconômico, além de mostrar a tecnologia de ponta disponível para a produção do setor e estimular o incremento da produção.

“A Silvicultura é um setor em franco crescimento no Estado, que traz potenciais de diversificação e oportunidades de melhoria de renda para o pequeno produtor rural, como comprovamos nas regiões que já estão investindo no segmento”, avalia o diretor superintendente do Sebrae/MS, Cláudio Mendonça.

Segundo a organização do evento, a programação terá nove palestras técnicas, cases de sucesso, exposição de produtos e serviços com a participação de empresas da indústria, comércio e serviços ligados ao setor, além de uma mostra ilustrativa da cadeia produtiva de florestas. Ainda segundo a organização, a expectativa é de receber de 600 a 800 participantes.

Sobre o Setor

O Setor Florestal ocupa lugar de destaque entre os segmentos econômicos estabelecidos no Brasil. Com Mato Grosso do Sul não é diferente. Atualmente, o Estado possui próximo de 307 mil hectares com florestas plantadas. Já as entidades parceiras do MS Florestal trabalham no fomento do setor e visam apoiar a implantação de mais de 600 mil hectares de florestas comerciais, para os próximos dez anos com vistas a atender as cadeias produtivas da celulose, carvão vegetal, madeira sólida e painéis reconstituídos – conforme estabelece o plano estadual para o desenvolvimento sustentável do setor.

“Temos condições de recuperar uma grande quantidade de hectares degradados em nosso Estado com a silvicultura, principalmente porque temos tecnologia disponível para tal, mas é necessário que eventos como este tenham a capacidade de oportunizar a muitos as tecnologias existentes, mais do que isto, mostrarmos os cenários que se apontam para as tomadas de decisões”, destaca o presidente da Reflore/MS, Luiz Calvo Ramires.

Sobre o Prêmio
O ‘Prêmio Florestal de Jornalismo’ é um concurso jornalístico instituído pela Seprotur, Sebrae/MS, e Reflore/MS, com participação promocional do Painel Florestal – instituições estas que são responsáveis pelo 2º Congresso Florestal de Mato Grosso do Sul – e que objetiva premiar matérias veiculadas na imprensa estadual que destaquem a importância do setor para Mato Grosso do Sul, nos aspectos econômicos, sociais e ambientais da atividade, com ênfase no tema “Sustentabilidade do Setor Florestal”.

“O prêmio visa também repassar um maior conhecimento do setor para a imprensa, pois é através desta que os nossos públicos potenciais e consolidados acompanham os avanços da atividade, que já refletem numa mudança significativa na economia estadual e, assim, na qualidade de vida dos nossos sul-mato-grossenses”, indica Dito Mário Lázaro, da Reflore/MS.

Serão três categorias contempladas, sendo essas: jornalismo impresso, telejornalismo e web jornalismo. Cada vencedor dentro de sua categoria será premiado com o valor de R$ 2 mil (dois mil reais). Poderão ser inscritas matérias veiculadas de 25 de março a 31 de maio de 2010. O regulamento completo será disponibilizado aos interessados em participar do prêmio. Não será cobrada qualquer taxa para inscrição ou participação.

Mais informações sobre o congresso e o lançamento do Prêmio Florestal de Jornalismo pelos telefones: Seprotur – (67) 3318-5053/ Sebrae – (67) 3389-5536 e Painel Florestal – (67) 3026-2680. Acesse também o portal para mais informações www.opec-eventos.com.br/msflorestal .

Conteúdos relacionados